Canadá
Brasil e Canadá são grandes exportadores de alimentos, mas não são concorrentes. A produção Canadense se concentra em produtos de agricultura temperada, ao passo que o Brasil exporta produtos de agricultura tropical. Baixas temperaturas em boa parte do ano fazem com que o Canadá seja também um grande importador de alimentos, especialmente frutas, legumes e verduras.
Apesar de o Brasil ser o principal parceiro na América do Sul e haver uma constante expansão nos últimos anos, as trocas comerciais ainda representam um volume pequeno diante do tamanho das respectivas economias. As vendas do setor agrícola brasileiro correspondem a US$ 600 milhões/ano. Os principais produtos exportados pelo Brasil são açúcar, café e carne de frango. Outros produtos da pauta são carne bovina industrializada, café solúvel, castanha de caju, fumo, gelatinas, mel, suco de laranja e frutas como manga e melão. As importações do Brasil incluem trigo, rações, lentilhas e ervilhas secas, preparações alimentícias, sêmen bovino, lácteos, galos e galinhas vivos.
Com um alto nível de renda, o Canadá é um mercado exigente, que valoriza atributos de qualidade, sustentabilidade, regras de origem e certificação, oferecendo uma remuneração condizente com essas exigências. Representa, assim, uma excelente oportunidade para diversificar a pauta de exportações, especialmente em produtos de maior valor agregado.
RELATÓRIO AGRONEGÓCIO CANADÁ - MAPA 2022
Estudos de Mercado:
Estudo Apex Canadá Balas Confeitos
Estudo APEX Canada Chá e Café 2017
Estudo APEX Canada Snacks 2021
Calendário de eventos:
Sial Canada (evento com participação do MAPA)
RC Show Canadá (evento com participação da Apex Brasil)
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.