Políticas Públicas e Programas de Fomento
O Tocantins vem fortalecendo suas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação por meio da LEI Nº 2.458, DE 5 DE JULHO DE 2011, Publicada no Diário Oficial nº 3.417 e da FAPT. O estado dispõe de instrumentos como o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FECT), que em 2024 destinou mais de R$ 8 milhões a pesquisas e difusão tecnológica.
A FAPT tem lançado editais estratégicos apoiando a ciência e tecnologia no estado, além de bolsas e programas como o Centelha, que apoia startups e ideias inovadoras. Incentivos fiscais da Secretaria de Industria, Comércio e Serviços (SICS), a exemplo do Pro-Indústria, atraem investimentos empresariais intensivos em inovação.
Universidades e Institutos Federais como UFT, Unitins e IFTO ampliam a governança com seus NITs e incubadoras. No âmbito federal, o estado acessa recursos do FNO, do FNDCT e de chamadas do MCTI, como para parques tecnológicos. Com isso, Tocantins estrutura um ecossistema de inovação em expansão, integrando governo, academia e setor produtivo para fomentar ciência, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.
Protocolos/Instrumentos e Iniciativas Estruturantes
O estado tem dado passos importantes para fortalecer a agenda de inovação agropecuária. O Protocolo de Intenções foi firmado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAGRO).
A cerimônia de assinatura ocorreu durante a Caravana Agro Exportador (05/11/2025), realizada no Palácio do Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, marcando um importante avanço na consolidação das parcerias institucionais voltadas à inovação no agro tocantinense.
Dentre as atividades propostas no âmbito do Protocolo, incluem-se a estruturação de um Comitê Gestor Regional para Inovação Agropecuária, a realização de um Diagnóstico Regional de Inovação e a elaboração de um Plano de Ação Regional para Inovação Agropecuária, ações que visam fortalecer o ecossistema de inovação e promover o desenvolvimento sustentável do setor no estado.
Comitê Gestor/ Governança do Ecossistema (em formação)
A governança do ecossistema de inovação agropecuária será por um Comitê Gestor composto por instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada. A proposta é identificar e solicitar a participação dos atores-chave para compor este comitê, enfatizando a importância da colaboração formal. A criação do comitê é vista como essencial para promover um diagnóstico regional de inovação e elaborar estratégias. Dentre os órgãos e entidades que se espera compor o comitê, e que representam os ambientes de inovação no Tocantins, destacam-se:
Academia:
- Instituto Federal do Tocantins – IFTO;
- Universidade Federal do Tocantins - UFT;
- Unicatólica;
- Faculdade ULBRA;
- Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS;
- Universidade Federal do Norte do Tocantins -UFNT;
- Universidade de Gurupi – UNIRG;
- Embrapa Pesca e Aquicultura;
- Centro Universitário Afya Unitpac.
Setor Produtivo – Empresa
- Federação das Industrias do Estado do Tocantins (FIETO);
- Associação STARTUP Tocantins;
- Sebrae;
- Federação de Agricultura do Tocantins (FAET);
- Federação das Associações de Microempresas Individuais do Estado do Tocantins (FAMPEC - TO);
- Juta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins);
- Fapto;
- Associação de Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE).
Ambientes de Inovação – HUBS e outros
- Vortex Aceleradora;
- Embrapii (UFT);
- Agência de Inovação da UFT (INOVATO);
- Nucleo de Inovação Tecnológica (NIT);
- Encubadora de Empresas Tocantinenses Inovadoras do Tocantins (INC.EMI.IVA);
- Embrapii (UFT);
Governo
- Secretária de Agricultura (SEAGRO);
- Ruraltins;
- Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC);
- Secretaria de Industria, Comércio e Serviços (SICS);
- Secretaria de Pesca e Aquicultura;
- Secretaria das Cidades, Habitação de Desenvolvimento Regional (SECIHD);
- Agencia de Fomento;
- Fundação de Amparo á Pesquisa (FAPT).
Logística e Integração Produtiva
O Tocantins possui logística robusta, com rodovias e a ferrovia Norte-Sul, favorecendo o escoamento da produção um fator estratégico para o agro tocantinense.
