Políticas Públicas e Programas de Fomento
A inovação no setor agropecuário é impulsionada por um conjunto de políticas públicas e programas de fomento estruturados para atender às demandas da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da modernização do agronegócio. Em Minas Gerais, iniciativas estaduais e federais desempenham um papel crucial na criação de um ambiente favorável à adoção de novas tecnologias, ao fortalecimento das cadeias produtivas e à melhoria da competitividade do setor.
Protocolo de Intenções;
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), assinou dois Protocolos de Intenções para fortalecer a inovação nos sistemas agroindustriais do Pará e do Rio de Janeiro.
No dia 4 de fevereiro, o Mapa e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS) do Rio de Janeiro formalizaram o protocolo com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento estratégico e a competitividade do ecossistema agropecuário do estado. A iniciativa visa fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, estimular a inovação e novos negócios no setor agropecuário, além de promover a sustentabilidade e o crescimento da produção agrícola estadual e nacional. Essa parceria marca um novo capítulo para o agronegócio no estado, conectando tecnologia, ciência e empreendedorismo para garantir um futuro mais produtivo e sustentável.
Espécie: Protocolo de Intenções celebrado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária, por intermédio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/MAPA) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS).
Objeto: Impulsionar a inovação nos Sistemas Agroindustriais - SAG no Estado do Rio de Janeiro, em prol do desenvolvimento estratégico e competitividade do Ecossistema estadual, envolvendo o estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico, a inovação, e ao surgimento de novos negócios voltados à agropecuária estadual e brasileira, contribuindo para o crescimento econômico estadual, com vistas à expansão econômica nacional, favorecendo o incremento da renda e bem-estar social a partir da coordenação entre os partícipes e cooperação entre associações e cooperativas de produtores rurais, indústrias, serviços, governo e academia (instituições de ensino técnico, superior e de pesquisa localizadas no Estado Rio de Janeiro) e organizações representativas do setor agroindustrial e da área de inovação. Vigência: 04(anos) a partir da data de publicação. Data da Assinatura: 04 de fevereiro de 2025.
Signatários: Por parte do MAPA: Pedro Alves Corrêa Neto, Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, e por parte da SEDEICS: Fernanda Pereira Curdi, Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.