Ecossistemas e Startups
Os principais ecossistemas de inovação agropecuária do estado são promovidos pelas ações do SEBRAE – CE. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE-CE) o estado é dividido em 14 regiões de planejamento para o desenvolvimento, o SEBRAE-CE divide seus ecossistemas em 11 valley abrangendo todo o território (Fig. 1).
Figura 1. Regionais de planejamento para o desenvolvimento da SDE-CE, agências líderes e ecossistemas de inovação do SEBRAE-CE.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); SEBRAE – CE.
O Ceará tem se destacado como um polo emergente de inovação no agronegócio brasileiro, impulsionado por um ecossistema dinâmico de startups, instituições de ensino e centros de pesquisa. Com 17 agtechs mapeadas, o estado ocupa uma posição de destaque no Nordeste, que concentra 17,5% dos hubs agropecuários do país.
Iniciativas como o programa PRAIA (Programa em Rede de Apoio à Incubação e Aceleração) e o Startup-CE, ambos apoiados pelo Sebrae-CE, têm sido fundamentais para o desenvolvimento de soluções inovadoras no setor. O Nutec (Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará) desempenha um papel crucial nesse ecossistema, atuando como aceleradora de startups por meio do programa Tecnova 3, que oferece mentorias e apoio técnico-financeiro para empresas inovadoras.
Além disso, o estado firmou parcerias estratégicas, como o acordo para promoção do programa IGNITE de empreendedorismo para o setor agroindústrial com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Fundação Wadhwani, para integrar o Ceará à plataforma nacional MapaConecta, visando impulsionar a inovação e sustentabilidade no agronegócio.
Instituições de ensino superior, como a Universidade de Fortaleza (Unifor), com seu Unifor Hub, e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), com suas incubadoras de empresas, também contribuem significativamente para o fortalecimento do ecossistema de inovação agroindustrial no estado. Essas instituições promovem a cultura empreendedora e oferecem suporte técnico e acadêmico para o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o agronegócio.
Para startups, no último mapeamento disponibilizado pelo Sebrae Ceará das Startups (ano 2022) mostra que o SEBRAE é o principal ecossistema para Startups no estado, com um total de 117 empresas cadastradas. Dentre estas 24 startups são do segmento Agtechs. Em edital recente o NUTEC aprovou 11 startups do segmento para programa de aceleração.
No recente relatório publicado pelo Radar Agtech é observado o indicativo de 17 startups no Ceará. E é relatado que o Ceará e a Bahia são os estados da região Nordeste que mais crescem nesse segmento. Cadastrados na Associação Brasileira de Startups são 7 ligadas ao setor agropecuário: 3 agtechs; 2 greentechs; energytchs