Startups e Tecnologia no Agro
A necessidade de uma produção mais eficiente e sustentável para abertura de novos mercados, o estado da Bahia figura entre os mais promissores na região Nordeste. Com crescimento ascendente de ambientes de inovação voltados para atividades do agro e criação de novas startups, são cerca de 28 agtechs no estado com soluções atuando em áreas variadas: desde análise de solo, biotecnologia, automação agrícola, tecnologia para irrigação, novos alimentos e bebidas até soluções de gestão e sustentabilidade.
Com uma estrutura que ajuda a tangibilizar ideias e transformá-las em negócios de impacto econômico e social. Esta rede conta com parques tecnológicos, diversas incubadoras entre outros ambientes de inovação.
Embora este cenário seja animador, a penetração de tecnologias ainda enfrenta desafios no campo — conectividade, adoção, infraestrutura — o que limita o alcance de algumas soluções, especialmente em regiões rurais remotas.
Ambientes de promoção à inovação e ao empreendedorismo
O ecossistema de inovação da Bahia tem se consolidado com apoio em novas pesquisas e geração de novos negócios por meio de criação de spin-offs e startups, estimula desenvolvimento local, gera empregos e incentiva capacitação técnica, pesquisa e empreendedorismo, especialmente no interior do estado e em regiões menos atendidas. Com esse momento de amadurecimento, as agtechs acompanham e se beneficiam disso.
Atualmente o ecossistema de inovação da Bahia possui uma série de instituições com foco em inovação e apoio a novos negócios de base tecnológicas:
- Agência de Inovação da Universidade Estadual da Bahia -Uneb;
- Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - CEPEDI;
- Espaço Colaborar;
- Hub Salvador;
- Hub Semear;
- Integra;
- Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia;
- Parque Tecnológico da Bahia;
- SENAI Cimatec;
- Vale do Dedê;
- Inova Feira;
- SEBRAE LAB;
- ELI – Ecossistema Local de Inovação – SEBRAE.