Introdução
UMA SÓ SAÚDE
“Uma Só Saúde”, também conhecida como “Saúde Única”, é a tradução do termo em inglês “One Health”, que se refere a uma visão integrada que reconhece a conexão e a interdependência entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental e, tratando-se igualmente de uma abordagem de trabalho, busca estratégias interdisciplinares e intersetoriais de promoção à saúde.
Tal abordagem é tecnicamente essencial, em um mundo em contínuo desenvolvimento, onde recursos limitados forçam ações coordenadas entre diversos setores desde o nível local até o nível global, visando enfrentar desafios emergentes e reemergentes, como pandemias, resistência a antimicrobianos, mudanças climáticas e outras ameaças à saúde.
O conceito da Saúde Única reúne todas as vertentes que interagem na dinâmica dos problemas sanitários, implicando uma sistemática indissociável entre a saúde humana, animal e ambiental, representando uma estratégia racional para proteger as necessidades atuais da humanidade e de suas gerações futuras, sob a dimensão de Um Só Planeta.
Noo âmbito da defesa agropecuária, o Departamento de Saúde Animal - DSA vem coordenando a política de articulação para execução dos programas do MAPA sob a abordagem de Uma Só Saúde, com enfoque colaborativo, multidisciplinar e multissetorial, reconhecendo as interconexões entre pessoas, animais, plantas e meio ambiente.
Doenças zoonóticas, vigilância de contaminantes em moluscos bivalves, resistência antimicrobiana e controles sobre a saúde e bem-estar dos animais de produção de alimentos são os principais desafios abordados por ora na implementação da política para uma Uma Só Saúde pelo setor da saúde animal. Desafios chegam diariamente e o sucesso de enfrentamento depende tanto da integração de todos os setores como de toda a sociedade.