Notícias
Conferência Nacional do Trabalho
Roraima aprova 16 propostas na etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
Foto: Arquivo MTE
A etapa de Roraima da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT) ocorreu na última sexta-feira (26/9), no Teatro do Sesc, em Boa Vista. O encontro reuniu autoridades locais, representantes de trabalhadores, empregadores e do governo para debater os principais desafios do mundo do trabalho no estado. A etapa resultou na consolidação de 16 propostas, organizadas em quatro eixos principais: Relações do Trabalho, Negociação Coletiva e Segurança Jurídica; Mercado e Futuro do Trabalho, com foco em intermediação, qualificação profissional e desenvolvimento de competências; Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda, incluindo mecanismos de financiamento; e Proteção e Inclusão Produtiva, que abordou questões como emprego, desemprego, empregabilidade e inovações tecnológicas.
As propostas aprovadas serão enviadas à Comissão Nacional Organizadora da II CNT, que reunirá as contribuições de todos os estados para a etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo. As etapas estaduais seguem acontecendo até 11 de dezembro de 2025.
A abertura do encontro contou com a participação de autoridades e representantes de diversos setores, entre eles: o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Roraima, Magno Pillon Della Flora; a secretária adjunta de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social, Isadora Ferreira Braga; o chefe da Assessoria Especial de Promoção à Igualdade no Trabalho, Ronaldo Barros; a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Boa Vista, Maria Missilene Amaral Nascimento; a coordenadora de Cooperação Sul-Sul e Parcerias Estratégicas da OIT Brasil, Fernanda Barreto; o presidente da Fecomércio em Roraima, Ademir dos Santos; e a presidente da Central Única dos Trabalhadores em Roraima, Antônia Maria Matias da Silva.
A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, dedicado a fortalecer o diálogo social, promover o trabalho decente e contribuir para a elaboração de políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento do país.
De acordo com o superintendente regional do Trabalho em Roraima, Magno Pillon Della Flora, a etapa estadual da II CNT se consolidou como um espaço de diálogo e construção coletiva, reforçando o compromisso do estado com a promoção do trabalho decente e o aprimoramento das políticas públicas de emprego e renda.
Confira mais informações sobre a II Conferência Nacional do Trabalho aqui.