Notícias
Relações de Trabalho
Amapá realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
Foto: Divulgação/MTE
O Amapá realizou, na terça-feira (23/09), sua etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), que acontecerá em todos os estados até o fim do ano. O objetivo é debater os principais desafios do mundo do trabalho e construir propostas para a etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.
A etapa estadual ocorreu na capital Macapá e reuniu cerca de 114 participantes, sendo 60 delegados e delegadas e 54 convidados, observadores ou participantes. O encontro tripartite tem participação do governo, trabalhadores e empregadores.
De acordo com o superintendente regional do Trabalho no Amapá, Michel Paranhos, a etapa estadual da II CNT consolidou-se como um espaço de escuta, participação e construção coletiva, reafirmando o compromisso do estado com a valorização do trabalho decente e com o fortalecimento das políticas públicas de emprego e renda.
Na mesa de abertura, estiveram presentes o vice-governador do Amapá, Antonio Teles Junior, representando o governador; o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marcos Perioto, representando o ministro Luiz Marinho; o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Amapá, Michel Paranhos; e o secretário adjunto do Trabalho e Empreendedorismo do estado, Ezequias Costa, em substituição ao secretário Marcelino Flexa. Também participaram a coordenadora da Área de Cooperação Sul-Sul e Parcerias da OIT, Fernanda Barreto; a assessora jurídica da Federação da Agricultura e Pecuária do Amapá, Renata Melo, representando os empregadores; e a dirigente sindical dos Empregados em Turismo e Hospitalidade, Dulciléa de Matos Barbosa, representando os trabalhadores.
Para Marcos Perioto, secretário de Relações do Trabalho do MTE e coordenador nacional do evento, a etapa reforça o caráter democrático da Conferência, que busca reunir diferentes vozes e perspectivas para formular propostas em defesa do trabalho decente no Brasil.
Confira as informações da II Conferência Nacional do Trabalho aqui.