Notícias
Aviso de Pauta
Rio Grande do Norte debate futuro do trabalho na etapa estadual da II Conferência Nacional
Nesta quinta-feira (9), o Rio Grande do Norte (RN) sediará a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O encontro reunirá representantes de trabalhadores, empregadores e do governo para debater os desafios do mundo do trabalho e formular propostas que serão levadas à etapa nacional, marcada para 4 de março de 2026, em São Paulo.
De acordo com o Diagnóstico da Situação do Trabalho Decente no Rio Grande do Norte (2025), a taxa de desocupação no estado é de 7,5%, superior à média nacional (5,8%). O estudo também revela que 39,5% da população ocupada ainda está na informalidade e que 8,4 mil crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil. Além disso, apenas 22% dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas têm carteira assinada, o que evidencia a vulnerabilidade dessa categoria.
A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, criado para construir coletivamente diretrizes que fortaleçam a promoção do trabalho decente no Brasil. Segundo o superintendente regional do Trabalho no Rio Grande do Norte, Cláudio Gabriel de Macedo Júnior, a etapa estadual representa uma oportunidade estratégica de alinhar as políticas públicas às necessidades locais.
“As discussões aqui realizadas serão fundamentais para que possamos avançar em soluções que promovam emprego decente, proteção social, igualdade de oportunidades e condições dignas de trabalho para toda a população potiguar. O diálogo entre trabalhadores, empregadores e governo é essencial para consolidar um desenvolvimento inclusivo e sustentável”, afirmou o superintendente.
Acesse aqui o Relatório da Situação do Trabalho Decente no Rio Grande do Norte.
Para saber mais sobre a II CNT, acesse o hotsite aqui.
Serviço
Etapa Rio Grande do Norte – II CNT
Data: 9 de outubro (quinta-feira)
Horário: 7h às 18h
Local: Sesc Rio Branco – Av. Rio Branco, 375, Cidade Alta – Natal