Notícias
Conferência Nacional do Trabalho
Piauí realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
Foto: Arquivo MTE
O Piauí sediou, nesta segunda-feira (7/10), a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), realizada no auditório do Sesc Cajuína, em Teresina. O evento reuniu representantes de trabalhadores, empregadores e do poder público em um amplo debate sobre os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho no estado.
Ao final das discussões, foram aprovadas 14 propostas que serão encaminhadas à etapa nacional da Conferência, marcada para março de 2026, em São Paulo.
A abertura contou com a presença do superintendente regional do Trabalho no Piauí, Ítalo do Rêgo Barros, que destacou a importância do diálogo social para a construção de políticas públicas voltadas à promoção do trabalho decente.
“O Piauí tem avançado na formalização e no fortalecimento do emprego digno, e esta Conferência é o espaço para consolidar esses avanços, ouvir a sociedade e transformar as demandas locais em propostas que contribuam para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo”, afirmou.
Também participaram o secretário estadual do Trabalho e Emprego (SETRE), José Ribamar Noleto de Santana; o chefe da Assessoria Especial de Promoção à Igualdade no Trabalho, Ronaldo Barros; o desembargador Francisco Meton Marques de Lima, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI); o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI), Marcos Duane Barbosa de Almeida; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Raimundo de Araújo Silva Júnior.
Entre as demais autoridades presentes estiveram a coordenadora da Área de Cooperação Sul-Sul e Parcerias Estratégicas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernanda Barreto; a auditora-fiscal do Trabalho e representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), Paula do Nascimento Mazullo; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina (SEMDEC) e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Sávio Normando; o presidente em exercício do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Dênis Cavalcante; e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PI), Odaly Medeiros.
A II Conferência Nacional do Trabalho é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de construir, de forma coletiva, diretrizes voltadas à promoção do trabalho decente e ao fortalecimento das relações laborais no Brasil.
As etapas estaduais estão sendo realizadas em todo o país até dezembro de 2025.
As 14 propostas aprovadas no Piauí serão consolidadas com as demais contribuições estaduais e debatidas durante a etapa nacional, em 2026, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho.
Mais informações sobre a II Conferência Nacional do Trabalho aqui.