Notícias
Seja Pro+ Trabalho e Emprego
Parceria entre MTE e Sesi oferece 8 mil vagas gratuitas para jovens e adultos em São Paulo
Foto: Allexandre Silva / MTE
Para ampliar a escolaridade e gerar novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens e adultos que não concluíram os estudos ou buscam formação profissional, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou, na manhã desta segunda-feira (20), em São Bernardo do Campo (SP), de mais uma etapa do lançamento do programa Seja Pro+ Trabalho e Emprego.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi) e o Departamento Nacional do Sesi (DN-Sesi), vai oferecer 8 mil vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em municípios paulistas.
Já lançado pelo MTE no Rio Grande do Sul, na Bahia e no Pará, o Seja Pro+ oferece oportunidades de educação e formação profissional para jovens e adultos, com o objetivo de facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Ao todo, o programa disponibilizará 25 mil vagas gratuitas em todo o país.
Para o ministro Luiz Marinho, o programa representa uma oportunidade concreta de retomada dos estudos e de preparação para as profissões do futuro. “Estamos com 1,3 milhão de jovens em São Paulo que não concluíram o ensino fundamental ou médio. O esforço dessa parceria SESI/MTE é unir estudo e qualificação. Estamos quase no pleno emprego, mas ainda temos pouca qualificação profissional. Precisamos investir nesse processo de integração, abrindo oportunidades para todos”, destacou o ministro.
As vagas gratuitas são destinadas, principalmente, a jovens de 18 a 29 anos que não concluíram a Educação Básica — seja o ensino fundamental (anos finais) ou o ensino médio — e desejam retomar os estudos com foco na melhoria da qualificação e da inserção no mercado de trabalho. O programa integra a conclusão da formação escolar com cursos profissionalizantes em áreas de alta demanda, ampliando as oportunidades de empregabilidade e crescimento profissional.
Abordagem inovadora
A metodologia EJA desenvolvida pelo Sesi se destaca por aliar conteúdos educacionais próprios da instituição a uma formação técnica voltada às demandas da indústria. Além de promover a elevação da escolaridade e a qualificação profissional, o programa garante que os alunos formados tenham seus nomes encaminhados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), ampliando as chances de inserção em vagas formais de trabalho.
“O programa alcança uma parcela invisibilizada da população — pessoas que, por diferentes motivos, precisaram interromper seus estudos. O Seja Pro+, além de oferecer certificação, cria oportunidades reais de ingresso em áreas da indústria. Educação e trabalho precisam caminhar juntos”, destacou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Júnior.