Notícias
Caravanas Federativas
MTE reforça presença nas Caravanas Federativas com mais de 600 atendimentos e orientações
Foto: Arquivo MTE
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) participa das Caravanas Federativas — iniciativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI) — levando atendimento direto, informações e orientações a gestores municipais, trabalhadores e representantes de movimentos sociais em todas as regiões do país.
Nas edições mais recentes, realizadas em setembro, em Natal (RN) e São Luís (MA), o MTE prestou 227 atendimentos e 396 orientações sobre políticas públicas e programas da pasta, como o Pacto pelo Trabalho Decente, a aprendizagem profissional, as cotas para pessoas com deficiência, o combate ao assédio e à violência no ambiente de trabalho e a Escola do Trabalhador 4.0.
Durante os eventos, servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e da Coordenação-Geral das Unidades Descentralizadas ofereceram suporte técnico e institucional a mais de 350 gestores públicos e lideranças sociais, destacando as possibilidades de cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego e os municípios na promoção do emprego, da qualificação e da proteção dos direitos trabalhistas.
Em Natal, foram contabilizadas 320 orientações a 151 pessoas, com destaque para o interesse em programas de formação profissional e inclusão produtiva. Já em São Luís, o estande do MTE recebeu 76 atendimentos voltados a gestores e representantes da sociedade civil, consolidando o compromisso da pasta com o fortalecimento do pacto federativo e com a ampliação do acesso às políticas públicas de trabalho e emprego.
As Caravanas Federativas têm como objetivo aproximar o Governo Federal da população e dos entes locais, promovendo integração e cooperação entre ministérios, estados e municípios. Com presença ativa nas caravanas, o Ministério do Trabalho e Emprego reafirma seu compromisso com o diálogo social, a geração de emprego e renda e a valorização do trabalho humano como pilares do desenvolvimento nacional.
As duas edições reuniram mais de 7,4 mil participantes, entre gestores públicos, representantes de movimentos sociais e autoridades, e contabilizaram mais de 7 mil atendimentos realizados pelos diversos órgãos federais — reforçando o objetivo central do projeto: aproximar o governo das pessoas e fortalecer o pacto federativo por um Brasil mais justo e integrado.
Caravanas Federativas
As Caravanas Federativas são ações que têm como objetivo levar aos estados e municípios representantes de órgãos federais, facilitando o diálogo com gestores públicos. Ao acolher as principais demandas dos entes federativos, a iniciativa não apenas ajuda a resolver pendências, como também contribui para a implementação de políticas públicas eficazes e amplia o acesso a programas do Governo Federal.
A primeira edição do evento itinerante ocorreu em 2023, na Bahia. Desde então, as caravanas foram realizadas também nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá e Piauí.