Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
MTE e União Jovem da Bahia articulam parcerias para ampliar oportunidades de emprego e qualificação
Foto: Mari Ferreira / MTE
O secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, recebeu nesta quinta-feira (30) o diretor estadual da União Jovem do Estado da Bahia (UJBA), Gabriel Edson Pinheiro, e representantes da entidade para tratar de empregabilidade da juventude.
Durante o encontro, Gabriel Pinheiro destacou a importância de estabelecer um canal de diálogo com o MTE para ampliar as oportunidades de trabalho para os jovens baianos. “Nós temos muitos jovens bons na Bahia que precisam de oportunidades. Às vezes, as empresas necessitam de um jovem qualificado em determinada área, e o ministério vai ser essa junção junto com a União de Jovens da Bahia”, afirmou o diretor da UJBA.
Entre as ações apresentadas estão a Lei da Aprendizagem Profissional, as formas de acesso aos cursos do Sistema S e a Escola do Trabalhador 4.0. Segundo Lavigne, a aprendizagem é hoje uma das maiores políticas públicas do país voltadas à juventude entre 14 e 24 anos. “Em setembro, chegamos a 710 mil jovens aprendizes no país, um recorde histórico”, destacou o secretário.
Outra oportunidade apresentada foi a Escola do Trabalhador 4.0, uma parceria entre o MTE e a Microsoft, que oferece 5,5 milhões de vagas em cursos online e gratuitos na área de Inteligência Artificial, voltados à qualificação na Economia 4.0.
Por meio de um termo de adesão simples, entidades, sindicatos, prefeituras e governos estaduais podem se tornar parceiros da Escola. Para isso, devem disponibilizar um espaço com computadores, acesso à internet e um facilitador. Em contrapartida, o parceiro tem sua logomarca incluída nos certificados dos cursos, junto às do MTE e da Microsoft.
Também participaram da reunião o vice-diretor da UJBA, Igor Manuel da Silva Nascimento; o secretário financeiro, Gedson Ribeiro dos Santos; e o diretor municipal, Alex Mendes de Oliveira Ornelas. Pelo MTE, esteve presente o diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude, João Victor da Motta.
Saiba mais sobre a Escola do Trabalhador 4.0 clicando aqui.