Notícias
Qualificação, Emprego e Renda
Brasil amplia cooperação com a França para modernizar atendimento nas agências do Sine
Foto: Arquivo MTE
Servidores das agências da Rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Piauí e do Distrito Federal participam, até sexta-feira (24), de um treinamento voltado à implementação de práticas inovadoras adotadas pelo serviço público de emprego francês, a France Travail. A capacitação teve início na segunda-feira (20), em Salvador (BA), com a presença do secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne.
A formação faz parte do projeto “Sine em Transformação”, que resulta de uma cooperação técnica firmada em 2023 entre o MTE e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com apoio da Expertise France. Após a conclusão do projeto-piloto nas agências do Sine de Roraima e do Paraná, em junho de 2025, a cooperação foi prorrogada por mais seis meses, sendo ampliada para mais cinco estados.
Magno Lavigne destaca que o projeto integra a reestruturação das políticas públicas de emprego e renda no país, em curso desde 2023, que levou ao fortalecimento do Sine e à redução do desemprego a níveis históricos. “Esse projeto tem por objetivo aprimorar o atendimento e os serviços prestados pelo Sine, promovendo uma intermediação de mão de obra mais eficiente, inovadora e conectada às demandas do mercado”, explica.
Durante o treinamento, os servidores participam de atividades práticas, como simulações, elaboração de planos de ação, pré-seleção de candidatos e atendimento personalizado. Esta é a segunda fase do projeto, que começou com um diagnóstico territorial das agências e incluiu uma visita técnica à France Travail, na França. A próxima etapa será a aplicação das práticas aprendidas e a avaliação dos resultados.
O projeto é financiado pela AFD, coordenado pela Expertise France e conta com o apoio da France Travail.
Rede Sine
Coordenada pelo MTE, a Rede Sine celebrou 50 anos em 8 de outubro de 2025. Com cerca de 1.500 postos em todo o país, a rede atua por meio de convênios com estados e municípios, oferecendo serviços como intermediação de mão de obra, encaminhamento ao seguro-desemprego e acesso a benefícios trabalhistas.
Além do atendimento presencial, os trabalhadores podem acessar os serviços pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), que reúne informações sobre contratos de trabalho, vínculos anteriores e permite a solicitação de benefícios como abono salarial, apoio financeiro, qualificação profissional e crédito. A plataforma também disponibiliza extratos do CAGED e do FGTS, além de permitir o envio de denúncias trabalhistas.