Notícias
Qualificação
Programa Manuel Querino forma 105 agentes de turismo cultural e criativo na Bahia
Na última sexta-feira (14), o MTE, por intermédio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social (PMQ) e profissional, formou 105 alunos no curso de Agentes Locais de Turismo Cultural e Criativo, em Ibirataia, na Bahia. O secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (SEMP/MTE), Magno Lavigne, participou da cerimônia e destacou que o Governo Federal reafirma o seu compromisso com o futuro mais digno, justo e de oportunidades.
O curso de Agentes Locais de Turismo Cultural e Criativo, é coordenado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que teve o seu o Projeto Geração, selecionado pelo MTE dentro do PMQ. O Projeto forma agentes locais com objetivo de impulsionar o turismo cultural e criativo em suas comunidades, contribuindo para dinamizar a economia e fortalecer o desenvolvimento local.
O secretário destacou ainda que é necessário a importância de oferecer oportunidades para as pessoas cresçam profissionalmente. “Juntos podemos fazer Ibirataia começar a ser um polo turístico. Se a cidade avançar, todos avançam juntos”, disse. Ele também acrescentou que cadacertificação representa mais oportunidades, mais autonomia e mais dignidade. “Formar nossa juventude é construir futuro, e futuro com raízes fortes nos territórios”, afirmou.
Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional
No final de 2023, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) firmou parceria com 12 universidades e 8 institutos federais, no âmbito do Programa Manuel Querino, para a oferta de 33 mil vagas em cursos de qualificação no país. Desde sua criação, o PMQ já pactuou mais de 182 mil vagas para qualificação, em parceria com estados, municípios, conveniados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e organizações da sociedade civil (OSC).