Notícias
Conferência Nacional do Trabalho
Paraíba realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
Foto: MTE
A Paraíba sediou, nesta quinta-feira (30), a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento foi realizado no Centro de Cultura, Arte e Esporte do Sesc, em João Pessoa, reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e do governo para discutir os desafios do mundo do trabalho e propor ações voltadas à promoção do trabalho decente.
Ao final dos debates, foram aprovadas 15 propostas relacionadas aos eixos temáticos das transformações do mundo do trabalho diante das transições tecnológica, digital, ambiental e demográfica, e às políticas públicas para a promoção do emprego, do trabalho decente e da transição justa. As propostas serão encaminhadas à etapa nacional da II CNT, prevista para março de 2026, em São Paulo.
A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o objetivo de construir coletivamente diretrizes e políticas voltadas à valorização do trabalho e à promoção de um desenvolvimento socialmente justo e sustentável.
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário-executivo do MTE, Chico Macena, que representou o ministro Luiz Marinho. Também participaram autoridades locais e representantes das três esferas do diálogo social. Segundo Macena, com as etapas estaduais realizadas em todo o país, a II Conferência Nacional do Trabalho reafirma o compromisso do MTE com a escuta democrática e o diálogo tripartite como instrumentos fundamentais para o avanço do trabalho decente e da justiça social no Brasil.
O superintendente regional do Trabalho na Paraíba, Paulo Lima, destacou a importância do encontro como espaço de fortalecimento da participação social e da construção conjunta de políticas públicas. “A Conferência é uma oportunidade de fortalecer o diálogo social e propor políticas que tornem o mercado de trabalho paraibano mais inclusivo, produtivo e seguro. O diagnóstico mostra que o estado está avançando, mas ainda há desafios importantes a superar”, afirmou.
A abertura da etapa estadual na Paraíba também contou com representantes das esferas trabalhista, sindical e institucional. Participaram ainda a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, desembargadora Herminegilda Leite; o superintendente regional do Trabalho na Paraíba, Paulo Marcelo de Lima; o diretor da Fecomércio-PB, Guilherme Marconi; o presidente da CUT-PB, Sebastião José; e o oficial de Cooperação Sul-Sul da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Natanael Lopes.