Notícias
COP30
OIT e Comissão Europeia abrem Pavilhão da Transição Justa na COP30
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Comissão Europeia (CE) copresidirão o Pavilhão da Transição Justa na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), de 10 a 21 de novembro em Belém do Pará. Uma cerimônia de abertura ocorrerá nesta terça-feira (11) com a presença de representantes políticos de alto nível, organizações de trabalhadores e de empregadores, comunidades locais e sociedade civil para alinhar ideias à implementação, objetivos à viabilidade e narrativas à ação.
A proposta é ajudar a unir esforços em torno da dimensão social da agenda climática, da transição justa e das prioridades definidas pela Presidência da COP30. Numa parceria com a Organização Internacional de Empregadores (IOE), a Confederação Sindical Internacional (ITUC) e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a OIT e a CE vão promover no Pavilhão encontros sobre o mundo do trabalho e as mudanças climáticas. O Pavilhão faz parte do amplo chamado da OIT por uma transição justa, baseada no diálogo social e voltada à construção de consensos entre governos, empregadores e trabalhadores. Localizado na Zona Azul da Conferência, o espaço reunirá representantes de governos, trabalhadores, empregadores e diversos atores para trocar conhecimentos e destacar como o diálogo social pode transformar compromissos climáticos em ações concretas.
Dia do Brasil - No dia 12 de novembro a OIT vai sediar o “Dia do Brasil”, quando será apresentado as ações climáticas, políticas e experiências do país na promoção de uma transição justa, destacando práticas que geram empregos verdes, protegem trabalhadores e empregadores e fortalecem o diálogo social e os meios de implementação. O evento contará com a participação de representantes do Governo do Brasil, de organizações de empregadores e de trabalhadores e da sociedade civil.
Durante as duas semanas da Conferência, o Pavilhão servirá também como espaço para consultas informais sobre as negociações, sediará eventos sobre diferentes aspectos da transição justa, delineará caminhos para a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) com base nos princípios da transição justa, integrando objetivos climáticos, sociais e econômicos, além de promover trocas de conhecimento e redes de colaboração entre as partes e atores não estatais.
OIT Brasil com Aescom do MTE
https://www.ilo.org/pt-pt/resource/noticias/oit-e-comissao-europeia-vao-organizar-o-pavilhao-da-transicao-justa-na