Notícias
Segurança e Saúde
Inspeção do Trabalho do MTE recebe Prêmio Proteção Brasil 2025
A Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) recebeu no encerramento do 8º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, realizado entre os dias 25 e 27 de novembro em Betim (MG), a distinção Ouro na categoria “Ações Institucionais voltadas à SST” no Prêmio Proteção Brasil 2025, considerado o mais importante reconhecimento nacional voltado à promoção da saúde e segurança no trabalho no país.
A distinção recebida pela Inspeção do Trabalho ocorreu pela “Ação Especial Setorial de Promoção do Trabalho Decente na Cadeia Produtiva do Tabaco”, conduzida pelo auditor fiscal do Trabalho, Rudy Allan Silva da Silva. O Prêmio reuniu 396 cases inscritos de todo o país, em 16 categorias temáticas, com participação expressiva de instituições públicas, organizações do terceiro setor, empresas de grande porte e multinacionais.
Iniciativa premiada e impacto institucional
O case premiado teve como foco o desenvolvimento de uma estratégia setorial que alia diagnóstico técnico, articulação interinstitucional, escuta qualificada e sistematização de práticas de conformidade com as normas trabalhistas. A ação envolveu mobilização de múltiplos atores, incluindo entes públicos, organizações representativas e especialistas técnicos, visando fortalecer uma cultura de responsabilidade social e trabalho decente no contexto de cadeias produtivas complexas. Além de alcançar resultados expressivos em campo, a iniciativa deu origem a um framework analítico estruturado, composto por indicadores e critérios aplicáveis à avaliação de “due diligence” de organizações-líderes.
Participação em painéis
A Inspeção do Trabalho participou em dois painéis técnicos do 8º Congresso Brasileiro de SST. Um deles apresentou os fundamentos e desdobramentos da ação institucional premiada. O outro consistiu na Roda de Conversa com a Inspeção do Trabalho, que reuniu os auditores fiscais do Trabalho, Julie Aguiar, Mário Parreiras e Odete Reis, em um diálogo aberto sobre práticas, desafios e avanços da fiscalização em saúde e segurança do trabalho no Brasil.
A atuação técnica da Secretaria de Inspeção do Trabalho em ambos os painéis reforçou o compromisso institucional com a inovação regulatória, a prevenção de riscos ocupacionais e a promoção de condições dignas de trabalho, em alinhamento com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da valorização do trabalho