Notícias
Trabalho e Emprego
Luiz Marinho prestigia lançamento do novo SUV da Volkswagen em Taubaté
Foto: Allexandre Silva / MTE
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou, na tarde desta quinta-feira (13), em Taubaté (SP), da apresentação do novo SUV compacto da Volkswagen, o Tera. Totalmente fabricado no Brasil, o modelo foi projetado e desenvolvido no país e tem lançamento oficial previsto para o primeiro semestre de 2025. Além do mercado nacional, o veículo será exportado para mais de 25 países da América Latina e da África.
“O Tera é, antes de tudo, fruto do empenho e dedicação dos funcionários da empresa na construção de um produto 100% nacional. Parabéns a todos os trabalhadores e à Volkswagen por essa conquista”, destacou o ministro.
A Volkswagen anunciou, no ano passado, um investimento de R$ 16 bilhões em suas unidades no Brasil. Como parte desse plano, a fábrica passou por um amplo processo de modernização para a produção do Tera, com melhorias significativas na eficiência produtiva, abrangendo desde a estamparia até os processos de pintura e montagem final.
O CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, afirmou que a empresa tem a meta de se tornar a maior da América Latina, e o lançamento do Tera representa um passo estratégico nessa direção. Além disso, a montadora planeja lançar 16 novos modelos até 2028, incluindo opções com motorização flex, híbrida e elétrica.
“O modelo valoriza o talento dos brasileiros. Para produzir o Tera em Taubaté, estamos gerando 260 novos empregos diretos na fábrica, sendo 40% mulheres, e até 2.600 empregos indiretos estão sendo criados na cadeia de fornecedores”, ressaltou.
Antes de parabenizar a empresa e os funcionários presentes na apresentação do novo modelo, o ministro se reuniu com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de Taubaté, vereadores e lideranças sindicais locais. Durante o encontro, destacou a importância do lançamento de um veículo 100% nacional e celebrou o atual cenário de crescimento do emprego no país.
“Criamos mais de 3 milhões de empregos desde o início do governo. Em janeiro deste ano foram criados 137 mil postos e vamos continuar gerando mais empregos durante o ano. Alcançamos o estoque de 47 milhões de postos com carteira assinada, crescimento de 3,6% em relação a janeiro do ano passado”, frisou.
Ele ressaltou a assinatura, realizada ontem em Brasília pelo presidente Lula, da Medida Provisória que institui o Crédito Consignado para o Trabalhador. A iniciativa beneficiará 47 milhões de trabalhadores da iniciativa privada, oferecendo acesso a crédito com taxas mais baixas.
“É um avanço que vai impulsionar a economia. Com a publicação da MP, mesmo os trabalhadores que já possuem consignado poderão migrar para a nova linha de crédito, que entra em vigor em 21 de março, reduzindo seus juros em até 50%. Para isso, basta acessar a Carteira de Trabalho Digital”, explicou.