Notícias
Ministro Luiz Marinho adiantou que repetirá a Semana do Trabalho em 2026
Foto: Matheus Itacaramby
No encerramento da Semana do Trabalho hoje (9) o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, adiantou que pretende repetir o evento no próximo ano. A atividades iniciaram na segunda-feira (5), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e marcaram as comemorações do Dia do Trabalhador, que é celebrado em 1º de maio.
Durante os cinco dias de festividades, passaram pelo evento oito ministros, além de trabalhadores e trabalhadoras que buscaram serviços de saúde, vacinação, beleza, utilidade pública e atividades culturais. Foram oferecidos gratuitamente exames cardíacos e oftalmológicos, atendimentos médicos e odontológicos, cortes de cabelo e design de sobrancelhas, oficinas de culinária, exercícios e atividades para o bem-estar, encaminhamento da carteira de identidade.
Ao todo, foram aplicadas mais de 1.531 doses de vacinas contra gripe, tétano e hepatite B. Conforme a enfermeira Bruna Brandão Moreira, chefe do Núcleo de Vigilância do Distrito Federal, a iniciativa ajuda a aumentar a cobertura de vacinas. “Facilita o acesso dos trabalhadores que têm dificuldades de ir até um posto de saúde tomar a vacina”, ressaltou.
No último dia, passaram pelo evento a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e a ministra substituta das Relações Exteriores, a embaixadora Maria Laura da Rocha, que aproveitaram para atualizar os seus cartões de vacinas e almoçar na praça de alimentação com o ministro Marinho.Também esteve no local o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. Os três ministros prestigiaram a Feira de Economia Popular e Solidária e conversaram com os expositores. “Temos que valorizar o artesão local e a economia solidária que tem colaborado para o crescimento do país”, frisou Messias.
Além dos serviços já citados, também foram prestadas orientações trabalhistas e jurídicas, assim como o encaminhamento de trabalhadores para vagas de emprego. Durante todos os dias do evento, foram realizadas apresentações musicais na praça de alimentação montada especialmente para as comemorações. A semana foi encerrada com a roda de samba da Tia Zélia.
“Queremos que esse evento da Semana do Trabalho seja uma tradição, pois é essa é uma forma importante de comemorar as conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras”, ressaltou o ministro Marinho. Ele também destacou a realização da exposição do primeiro gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego, com móveis originais, criado em 1930 por Getúlio Vargas e que teve como ministro Lindolfo Collor.
Alguns números da Semana do Trabalho
O Instituto de Identificação da Polícia Civil/DF encaminhou 264 Carteiras de identidade;
A Secretaria de Saúde do DF aplicou 1.531 doses de vacinas da Influenza, Hepatite B, Dupla Adulto (Difteria e Tétano), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Febre Amarela,
O Sine/DF realizou 55 atendimentos, sendo encaminhadas 18 cartas de entrevistas e cadastradas 13 pessoas no programa Cesta do Trabalhador.
A Defensoria Pública da União do Distrito Federal atendeu 58 pessoas, que solicitaram a 2ª via de certidões e orientações gerais sobre execução de pensões alimentícias e divórcios.
O Hemocentro colheu 92 bolsas de sangue.
O Sesc realizou 216 consultas, 120 odontológicas, 48 oftalmologistas e 48 com médicos da família.
O Ministério da Saúde realizou 160 exames de retinografia e 140 eletrocardiogramas.
Senac realizou 155 corte de cabelo e 133 sobrancelas
A oficina de gastronomia do Senac contou com 120 participantes
Além do Governo Federal, apoiaram a iniciativa, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Hemocentro de Brasília, Geap Saúde, Caesb (DF), Telebras, Correios, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Secretaria de Saúde do DF, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Fecomércio DF, Sindvamb DF, Sesc, Senac e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do DF.