Notícias
Trabalho e Emprego
Ministro Luiz Marinho participa da inauguração da Sala Grande ABC em Brasília
Foto: Allexandre Silva / MTE
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta segunda-feira (15/7) da inauguração da Sala Grande ABC, em Brasília, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O espaço tem como objetivo fortalecer o diálogo entre os sete municípios paulistas que compõem a região (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) e os Três Poderes da República.
A cerimônia contou com a presença de prefeitos da região, deputados federais, lideranças sindicais e outras autoridades.
Em seu discurso, o ministro Luiz Marinho destacou que a integração entre os municípios permite enfrentar desafios comuns de forma mais coordenada e eficiente por meio das políticas públicas. “A enxurrada não para na divisa de um município, assim como o mosquito da dengue. Por isso, a união dos territórios é essencial, todos precisam remar na mesma direção”, afirmou. Marinho presidiu o Consórcio ABC nos anos de 2013, 2014 e 2016, durante sua gestão como prefeito de São Bernardo do Campo.
Para o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, a inauguração representa um avanço importante na articulação entre os municípios e o Governo Federal. “Hoje é um momento de muita alegria para nós, pois trabalhamos para reintegrar todas as cidades da nossa região ao Consórcio, conquistamos o reforço da Capital e inauguramos a Sala Grande ABC aqui em Brasília”, afirmou. Segundo ele, o novo espaço fortalece a atuação institucional conjunta e amplia a capacidade de articulação de políticas públicas voltadas aos mais de 2,5 milhões de habitantes dos sete municípios que compõem a região.
A Sala Grande ABC está localizada no edifício Victoria Office Tower, em Brasília, nas proximidades da Esplanada dos Três Poderes. O novo espaço simboliza uma fase de maior integração entre as prefeituras da Região do ABC e a capital federal, oferecendo infraestrutura de apoio para que prefeitos, secretários e equipes técnicas dos sete municípios possam desenvolver suas agendas institucionais na capital do país com mais eficiência e articulação.
Sobre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC - O Consórcio Intermunicipal Grande ABC é uma associação pública formada pelos municípios paulistas de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Criado com o objetivo de planejar, articular e executar ações de interesse regional, o Consórcio atua como uma instância de cooperação entre os municípios.
A entidade foi transformada em órgão público para se adequar à Lei nº 11.107/2005, que exige essa natureza jurídica para que consórcios possam firmar convênios com a União. O Consórcio é mantido com recursos proporcionais às receitas orçamentárias de cada município participante.
Suas ações seguem diretrizes definidas pela Assembleia Geral, instância máxima de deliberação, composta pelos sete prefeitos consorciados. A Assembleia se reúne mensalmente ou em caráter extraordinário e é responsável pela eleição anual da presidência e vice-presidência do Consórcio.