Rede de Atendimento da Previdência
A rede de atendimento da Previdência Social é composta por diversos canais de acesso disponibilizados à população como unidades de atendimento fixas e móveis, centrais de atendimento telefônico e portal da previdência na internet.
Agências da Previdência Social - As agências de atendimento são unidades fixas, espalhadas por todo o Brasil, totalizando mais de 1500 pontos de atendimento. Elas são responsáveis por fazer todo tipo de atendimento disponibilizado à população.
Agência da Previdência Social de Atendimento de Demanda Judicial - As Agências da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais, têm como propósito centralizar em local específico todas as atividades que assegurem o cumprimento de decisões judiciais dentro dos prazos estabelecidos pelo juízo.
Estas agências não fazem atendimento ao público, uma vez que a finalidade é de apenas atender as demandas oriundas de ordens judiciais dos cidadãos que buscaram a tutela jurisdicional do Estado.
Agência da Previdência Social de Acordos Internacionais - As agências de Acordos Internacionais, são unidades de atendimento que trabalham exclusivamente com requerimentos de benefícios de cidadãos estrangeiros, que trabalham no Brasil, ou brasileiros, que trabalham no exterior, e que estão amparados por acordo internacional de reconhecimento de contribuições previdenciários entre ambos os países.
Nestes casos, estes trabalhadores poderão computar o tempo de trabalho/contribuição nestes países que são parte do Acordo Internacional e garantir seu direito aos benefícios previstos na legislação.
O requerimento poderá ser feito em qualquer das unidades de atendimento do INSS inclusive nas próprias Agências de Acordos Internacionais.
PREVCidade - A PREVCidade é uma unidade de atendimento que presta serviços ao cidadão nas localidades onde não existe uma agência do INSS. O seu objetivo é facilitar a vida do cidadão, evitando que ele tenha que fazer deslocamentos para procurar o INSS. Estas unidades são instaladas por meio de celebração de convênio entre o INSS e a Prefeitura do município interessado, a qual deve manifestar o seu interesse encaminhando ofício à gerência executiva do INSS da região da Prefeitura.
PREVBarco - O PREVBarco é uma unidade móvel flutuante que leva à população ribeirinha todas as facilidades e todos os serviços disponíveis nas Agências do INSS Trata-se de uma alternativa que possibilita a interiorização do atendimento do INSS em regiões ribeirinhas afastadas e de difícil acesso a uma agência fixa do INSS.
Cadas unidade é equipada com alta tecnologia, que permite a transmissão de dados via satélite, possibilitando assim o acesso on-line aos dados do cidadão e a concessão de benefícios em até meia hora.
PREVMovel - O PREVMovel não é uma unidade de atendimento e sim um serviço criado para facilitar a vida dos segurados que moram em cidades que não dispõem de uma Agência do INSS fixa. São veículos de propriedade do INSS que se deslocam para onde o cidadão está, evitando que este seja obrigado a percorrer longos e onerosos trechos de um município a outro, para requerer benefícios ou resolver alguma demanda junto ao INSS.
Adaptado e equipado com os mesmos sistemas utilizados nas Agências fixas e levando no mínimo dois servidores, o PREVMovel oferece à comunidade atendida todos os serviços prestados em uma agência convencional. Também presta informações e orientações à população por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP).