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GESTÃO E LIDERANÇA
Enap e MGI divulgam resultado preliminar da 1ª fase do processo seletivo para a 5ª Edição do Programa LideraGOV
Foram publicados nesta quinta-feira, 20/02, a validação das inscrições e o resultado preliminar da Etapa 1 (avaliação curricular) do processo seletivo para a 5ª Edição do Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes da administração pública federal. Foram considerados habilitados nessa etapa os candidatos que atenderam ao público-alvo e aos requisitos para ingresso no curso constantes nos itens 2 e 3 do Edital nº 1/2025.
Clique aqui e acesse o resultado preliminar.
Os candidatos não habilitados encontram-se em lista, contendo nome, parte do CPF e a justificativa do indeferimento (Anexo II do Edital Nº 28/2025). Os candidatos poderão acessar o detalhamento de suas notas por critério ao acessar o Sistema de Processos Seletivos da Enap.
Recurso
O candidato que desejar interpor recurso quanto ao resultado preliminar poderá fazê-lo a partir desta sexta-feira, 21/02, até às 23h59 de domingo, 23/02, horário de Brasília.
Clique aqui e acesse o formulário para interposição de recurso.
Em caso de dúvidas acesse aqui o tutorial de recursos.
Não será aceito recurso via postal ou outro meio senão o indicado, fora do prazo e em horário em desacordo com o disposto em Edital. Não será aceita documentação adicional para fundamentação do recurso. O resultado final da Etapa 1 (avaliação curricular) e a relação de classificados para a Etapa 2 (vídeo de apresentação) serão publicados na data provável de 26 de fevereiro.
Sobre a 5ª Edição do Programa LideraGOV
Nesta edição, o LideraGOV avança na implementação das políticas afirmativas previstas pelo Programa Federal de Ações Afirmativas. Das 50 vagas disponíveis, uma parte é reservada para pessoas negras, indígenas, quilombolas, trans (travestis, transexuais ou transgêneros) e com deficiência, garantindo paridade de gênero entre homens e mulheres.
As vagas reservadas obedecem às seguintes porcentagens mínimas: 40% para pessoas negras, 8% para pessoas com deficiência, 4% para indígenas, 4% para quilombolas e 4% para pessoas trans, sempre com paridade de gênero. Todos os candidatos concorrerão em igualdade de condições, respeitando os critérios de avaliação e aprovação definidos no edital.
O processo seletivo é composto por três etapas: avaliação curricular, vídeo de apresentação e estudo de caso. Cada etapa com uma pontuação máxima de 100 pontos. As etapas 1 e 2 possuem uma pontuação mínima de 40 pontos e a etapa 3 possui uma pontuação mínima de 30 pontos, de forma que os candidatos que não obtiverem a pontuação mínima serão automaticamente eliminados do processo seletivo.
O LideraGOV destina-se a servidores públicos efetivos e estáveis da administração pública federal do Poder Executivo Federal, regidos(as) pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, portadores de diploma de nível superior e não ocupantes de Cargos Comissionados Executivos (CCEs) ou Funções Comissionadas Executivas (FCEs) de nível 13 ou superior ou equivalentes.
Com o objetivo de propiciar melhores condições para a realização das atividades complementares, tarefas e leituras, as aulas serão semanais. A modalidade será remota, com realização eventual de atividades híbridas que poderão ser acompanhadas de forma remota ou presencial no campus da Enap, na Asa Sul, em Brasília-DF. O curso tem início previsto para maio.
Sobre o LideraGOV
O Programa é fruto de parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e tem por objetivo constituir uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes comprometidos com o serviço público e com prontidão para ocupar funções e cargos estratégicos. Ao longo das quatro edições, o LideraGOV selecionou 241 participantes entre 2.657 candidaturas, capacitando 239 líderes de diferentes instituições públicas federais e regiões do País.
O curso conta com carga horária mínima de 120 horas de atividades de formação, distribuídas ao longo de nove meses, acrescidas de 20 horas suplementares.
O percurso formativo possibilita uma formação voltada aos aspectos comportamentais, gerenciais e estratégicos de liderança, de modo a possibilitar que os alunos vivenciem uma aprendizagem orientada para o desenvolvimento de um conjunto de competências relacionadas à autoliderança, ao engajamento de pessoas e equipes e à gestão estratégica das organizações.