Mapa Brasileiro da Educação Midiática
O Mapa Brasileiro da Educação Midiática foi produzido a partir de um amplo mapeamento realizado em 2024 com o apoio da Unesco, e elaborado a partir da parceria entre a Secom PR e a Agência Porvir, com o apoio da Embaixada do Reino Unido. Nele estão reunidas iniciativas de todo o país que promovem o desenvolvimento de competências midiáticas e informacionais.
Os dados levantados identificam e organizam ações, recursos e práticas capazes de inspirar novas iniciativas e fortalecer a educação midiática em diferentes contextos - da educação básica e superior a projetos da sociedade civil e outras iniciativas do poder público. O resultado é um mapa interativo que reúne 225 iniciativas de todas as regiões do Brasil, oferecendo um panorama diverso e inspirador sobre como a educação midiática vem sendo promovida no nosso país.
Acesse o mapa e descubra experiências, projetos e redes que estão contribuindo para uma cultura de informação mais crítica, ética e democrática.
NOTA: Este mapa é um projeto que dá visibilidade às iniciativas mapeadas; o conteúdo e as informações apresentadas são de responsabilidade exclusiva de cada uma delas
COMPARTILHE:
Compartilhe por LinkedIn
Compartilhe por Whatsapp
Compartilhe por Facebook
Compartilhe por Twitter
link para Copiar para área de transferência
Conheça todas as iniciativas
Onde estão as iniciativas
Vale conhecer
Iniciativas promovidas por escolas, universidades e governos
descubra as iniciativas pelo formato de aplicação
Os projetos têm uma grande variedade de características e utilizam diferentes meios e modelos para desenvolver a educação midiática, revelando a riqueza de soluções criadas em todo o país
Estudos e investigações acadêmicas que aprofundam o entendimento sobre práticas de educação midiática e seus impactos na formação cidadã.
Iniciativas que utilizam o audiovisual como ferramenta pedagógica para debater temas sociais, culturais e políticos com profundidade e sensibilidade.
Iniciativas dedicadas à verificação de fatos e combate à desinformação, com foco na formação de leitores críticos e responsáveis.
Experiências que envolvem estudantes e comunidades em projetos de iniciação jornalística, estimulando a autonomia, conceitos de apuração e a pluralidade de vozes.
Programas e ações voltadas à capacitação docente, com foco na leitura crítica da mídia, no uso responsável das tecnologias e na produção de conteúdo.
Conteúdos criados por estudantes, educadores ou coletivos que expressam visões de mundo, narrativas locais e práticas de comunicação cidadã.
Atividades práticas e formativas que estimulam o protagonismo dos participantes e promovem o desenvolvimento de competências midiáticas.
Projetos que monitoram e analisam a atuação da mídia, promovendo o debate público sobre ética jornalística, representatividade e qualidade da informação.
Conteúdos gratuitos baseados em pesquisas ou experiências práticas que orientam educadores a criarem práticas de educação mídiática.
