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Info

Programas, projetos e ações

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República exerce, preponderantemente, atividades meio (e não finalísticas). Em decorrência disso, não constam nessa seção nem metas, nem indicadores ou resultados.
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Publicado em 16/07/2024 14h57 Atualizado em 16/07/2024 15h27

Ações e programas desenvolvidas pelas unidades que integram a Secom PR:

Secretaria-Executiva

  • Assessorar o Ministro de Estado Chefe na definição de diretrizes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;
  • Coordenar e Supervisionar as atividades das Secretarias integrantes da estrutura da Secretaria de Comunicação Social e da entidade vinculada, inclusive as relacionadas à formulação e proposição de políticas, de diretrizes, de objetivos e de metas;
  • Zelar pela imagem do Presidente da República, do Vice-Presidente da República e do Governo federal nos eventos institucionais e oficiais.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

  • Realização de eventos da Presidência da República;
  • Constituir e expandir uma rede de contatos administrativo-institucionais para envio e recebimento de material com conteúdo relevante sobre as políticas públicas governamentais;
  • Cobertura dos principais atos da Presidência da República, em especial, lançamentos de políticas públicas, através de boletins de rádio;
  • Estabelece relacionamento institucional nos âmbitos dos governos federal, estadual e municipal, por meio de reuniões, troca de mensagens, de forma presencial e/ou virtual;
  • Esclarecimento de desinformações relacionadas às ações institucionais do Governo Federal, assim como relacionadas às políticas públicas alvo de desinformação através da ação Brasil Contra Fake.

Assessoria de Participação Social e Diversidade (APADI)

  • Articular e promover, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, as relações político-administrativas da Secretaria de Comunicação Social com os diferentes segmentos da sociedade civil; por exemplo, a participação da Comunidade Surda no G20;
  • Fortalecer e coordenar os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil, por exemplo, atividades para a melhoria da Comunicação acessível;
  • Fomentar e estabelecer diretrizes e orientações à gestão de parcerias e relações governamentais com organizações da sociedade civil; por exemplo, fortalecer a comunicação das Conferências Nacionais;
  • Assessorar direta e imediatamente o Ministro de Estado Chefe, quanto às competências específicas da Secretaria de Comunicação Social, na formulação de políticas e diretrizes para:

a) a promoção da participação social e da igualdade de gênero, étnica e racial; por exemplo, elaborar e executar o Plano Nacional de Comunicação Antirracista;
b) a proteção dos direitos humanos; e o enfrentamento de desigualdades sociais e regionais; por exemplo, ampliar a promoção da cidadania e direitos humanos da população LGBTQIA+;
c) oportunizar e ampliar o aperfeiçoamento de intérpretes e tradutores de LIBRAS.

Secretaria de Estratégias e Redes (SERES)

  • Gerenciamento de 20 canais de comunicação digital institucional vinculados ä Secretaria de Comunicacão Social, o que inclui a produção diária de conteúdo multimídia tais como cards, gifs, áudios e vídeos para a internet;
  • Coberturas de eventos com a participação do Presidente da República e/ou cobertura de eventos sobre temas de relevância estratégica do governo federal;
  • Planejar e executar estratégias de pesquisa abordando questões relacionadas ao Poder Executivo federal;
  • Implementar ações interministeriais coordenadas digitalmente no âmbito das redes sociais administradas por cada um dos órgãos do SICOM;
  • Difusão de conteúdo e estabelecimento de canais de comunicação direta com a população brasileira por meio de aplicativos de mensagens.

Secretaria de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual (SEAUD)

  • Dar visibilidade das ações e programas do Governo Federal que foram lançados pelo Presidente da República (a exemplo do Programa Pé de Meia e o Plano Juventude Negra Viva).

Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI)

  • Implementar a Estratégia Nacional de Enfrentamento à Desinformação, por meio da elaboração de planos e ações, em parceria com outros ministérios, para o combate à desinformação e a construção de espaços e dinâmicas de fomento à integridade da informação;
  • Estruturar e implementar Estratégia Brasileira de Educação Midiática em parceria com outros ministérios, em especial o Ministério da Educação, e outros atores da sociedade, com objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades para lidar com o conjunto de informações, comportamentos e práticas sociais no meio digital de forma crítica, significativa, reflexiva e ética;
  • Elaboração e lançamento de guia sobre o Uso consciente de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes, a partir de escuta qualificada e contribuições de Grupo de Trabalho temático;
  • Expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), em articulação com a EBC e com outros parceiros públicos, para a implantação de emissoras de TV e FM, que serão operadas em parceria com universidades públicas, institutos federais e outras entidades públicas.

Secretaria de Imprensa

  • apoiar o Ministro de Estado Chefe no assessoramento ao Presidente da República, especialmente quanto:II - coordenar as ações de comunicação da Secretaria de Comunicação Social direcionadas à imprensa;
  • coordenar o credenciamento de profissionais da imprensa para o acesso a eventos com participação do Presidente da República e do Vice-Presidente da República;
  • articular-se com a imprensa e com instituições do Poder Executivo federal em eventos, solenidades e viagens do Presidente da República e do Vice-Presidente da República;
  • apoiar os órgãos e as entidades integrantes do SICOM nas ações de imprensa que exijam articulação e participação coordenada no âmbito do Poder Executivo federal;
  • analisar as demandas de imprensa relacionadas a temas de interesse ou responsabilidade do Presidente da República;
  • realizar a gestão e a fiscalização dos contratos, a supervisão da execução dos serviços e a avaliação periódica do desempenho das empresas contratadas, no âmbito de suas competências;
  • estimular o intercâmbio de informações e a difusão de boas práticas, no âmbito do SICOM, sobre assuntos relativos à sua área de competência; e
  • estabelecer relação institucional com a imprensa.
Tags: Acesso à Informação
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