Portaria nº 35, de 22 de setembro de 2025 – Apêndice I – Briefing de comunicação
APÊNDICE I
BRIEFING DE COMUNICAÇÃO
[O conteúdo deve estar alinhado aos conceitos e diretrizes estabelecidos na Instrução Normativa SECOM/PR nº 2/2023, em especial aos conceitos e às diretrizes apresentadas: divulgar políticas públicas, programas, ações, direitos e serviços colocados à disposição dos cidadãos, priorizar a divulgação de ações e resultados concretos, em detrimento de promessas ou realizações ainda não implementadas, buscar uma linguagem clara e de fácil entendimento na elaboração das mensagens para o cidadão etc.]
[Obs.: descreva, de forma direta, objetiva e clara, a contextualização a temática e o desafio de comunicação a ser enfrentado. Priorize dados e informação oficiais e de maior relevância que contribuirão na estratégia da solução. Caso haja, detalhar termos, expressões, linguagens e imagens que devem ou não devem ser utilizados para assegurar que as agências sejam assertivas e não infrinjam as questões técnicas.]
[Destaque a situação-problema e os argumentos que justificam o desenvolvimento da campanha, baseando-se em dados e informações de fontes governamentais oficiais, como gov.br, IBGE, IPEA e outras.]
| AÇÃO | NOME DA DEMANDA | |||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| BRIEFING DE COMUNICAÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||
| CONSIDERAÇÕES INICIAIS | ||||||||||||||||||||||||||
| [NÃO ALTERAR ESTE PREENCHIMENTO – PREENCHIMENTO DA SECOM/PR] | ||||||||||||||||||||||||||
| DIRETRIZES ESTRATÉGICAS OBRIGATÓRIAS PARA A COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA DO PODER EXECUTIVO FEDERAL | ||||||||||||||||||||||||||
|
As campanhas de comunicação publicitária no âmbito do Poder Executivo Federal devem ser elaboradas em estrita conformidade com o princípio da impessoalidade, de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal de 1988. Este princípio determina que a publicidade governamental tenha um caráter exclusivamente educativo, informativo ou de orientação social, vedando o uso de nomes, símbolos ou imagens que possam sugerir promoção pessoal de autoridades, políticos ou servidores públicos. A ação deve estar em consonância com o Decreto nº 6.555/2008, que define objetivos e diretrizes para a comunicação governamental, enfatizando a preservação da identidade nacional, a valorização da diversidade étnica e cultural, e o respeito à igualdade em questões raciais, geracionais, de gênero e orientação sexual. Reforça ainda a comunicação de caráter educativo e informativo, com foco em orientação social; proíbe qualquer menção ou uso de imagens que caracterizem promoção pessoal de figuras públicas; orienta a promoção do desenvolvimento humano, o respeito ao meio ambiente e aos símbolos culturais regionais; e ao uso de mensagens e linguagem adequadas aos diferentes públicos-alvo; uniformiza as marcas e identidade visual; e destaca a importância de estratégia regionalizada de comunicação eficiência no uso de recursos públicos. Além disso, a ação deve estar em conformidade com a Instrução Normativa SECOM/PR nº 2/2023, que estabelece conceitos e orientações para o desenvolvimento e a execução das campanhas publicitárias do dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM). É fundamental que o demandante da ação assegure que o briefing de comunicação seja descrito de forma clara, precisa e objetiva, contendo as informações necessárias e suficientes para subsidiar a elaboração das propostas técnicas pela(s) agências(s) contratada(s). Por fim, a utilização deste modelo de briefing é obrigatória para ações de comunicação publicitária da SECOM/PR que envolvam campanhas a partir de seleção de nível 2, isto é, acima de oito milhões. Esclareça-se ainda que o item 14.1. Indicadores de Eficácia e Eficiência constante deste pode ser alterado, considerando as características, os objetivos e as peculiaridades de cada ação, conforme estabelecido no Manual de Procedimentos das Ações de Publicidade desta Secretaria. |
||||||||||||||||||||||||||
| 1. DEMANDANTE | DATA | |||||||||||||||||||||||||
| [Nome do órgão demandante da ação de comunicação] | 00/00/0000 | |||||||||||||||||||||||||
| 2. OBJETIVOS DA PUBLICIDADE | ||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||
| 3. CONTEÚDO E DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||
| 4. JUSTIFICATIVA | ||||||||||||||||||||||||||
| 5. PÚBLICO-ALVO | ||||||||||||||||||||||||||
|
[Inclua o público-alvo que a campanha pretende atingir, indicando grupos prioritários e secundários, se houver. Classifique e segmente o público conforme a relevância para a ação publicitária, incluindo informações demográficas e outras características relevantes que ajudem a orientar a abordagem e o direcionamento das mensagens.] [Ex1: sociedade geral. Ex2.: prioritário: mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família, Classe C, D e E, 18 a 45 anos. Secundário: sociedade em geral. Ex3.: prioritário: pessoas físicas que se enquadram nos critérios para realizar declaração anual de Imposto de Renda. Secundário: imprensa e formadores de opinião.] |
||||||||||||||||||||||||||
| 6. PERÍODO DE DIVULGAÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||
|
[Informe a duração (tempo) prevista para veiculação e previsão de início da campanha publicitária.] [Exemplo: três semanas, a partir de 1º abril de 2024.] |
||||||||||||||||||||||||||
| 7. PRAÇAS | ||||||||||||||||||||||||||
|
[Informar abrangência da ação e os locais para divulgação.] [Ex1.: regional – Norte e Nordeste Ex2.: Nacional] |
||||||||||||||||||||||||||
| 8. LINHA CRIATIVA | ||||||||||||||||||||||||||
|
[NÃO ALTERAR ESTE PREENCHIMENTO – PREENCHIMENTO DA SECOM/PR] [Caso haja sugestão de peças para ação, mencionar para avaliação. Incluir referências de linguagem, tom, materiais etc.] |
||||||||||||||||||||||||||
| 9. MÍDIA | ||||||||||||||||||||||||||
|
[NÃO ALTERAR ESTE PREENCHIMENTO – PREENCHIMENTO DA SECOM/PR] [Para o planejamento tático, a agência deve considerar os meios de maior consumo pelo público-alvo e os agentes de veiculação de publicidade com maior audiência, a fim de garantir uma cobertura e frequência adequadas para o alcance dos objetivos da ação. Isso permitirá a adequada compreensão e percepção da mensagem. Ademais, deverão ser observados os aspectos técnicos previstos na Instrução Normativa SECOM/PR nº 2/2023 e demais normativos pertinentes.] |
||||||||||||||||||||||||||
| 10. TRANSVERSALIDADES | ||||||||||||||||||||||||||
|
[Órgãos, Ministérios, Empresas Públicas e demais que serão diretamente relacionados/impactados com o tema.] |
||||||||||||||||||||||||||
| 11. FONTES DE INFORMAÇÕES | ||||||||||||||||||||||||||
|
[Informar fontes dos dados oficiais de governo, pesquisas e fatos abordados nesta briefing, incluindo links ou anexando documentos utilizados como referência.] |
||||||||||||||||||||||||||
| 12. PLANO ANUAL DE PUBLICIDADE – PACP | ||||||||||||||||||||||||||
|
[NÃO ALTERAR ESTE PREENCHIMENTO – PREENCHIMENTO DA SECOM] A ação publicitária proposta está prevista no Plano Anual de Comunicação da Secom, enquadrada no item XX "Ações de divulgação institucional das ações/programas e políticas de governo", com a justificativa de garantir transparência à atuação do Governo Federal, devendo a comunicação fornecer informações qualificadas e de interesse público que informem e estimulem a participação da sociedade no debate, na formulação e no acompanhamento das políticas públicas. Além disso, a ação de comunicação deve possibilitar o entendimento dos rumos seguidos pelo País e promover envolvimento e articulação entre os diversos segmentos da sociedade, propiciando ampla divulgação de direitos e serviços. |
||||||||||||||||||||||||||
| 13. ESTIMATIVA DE INVESTIMENTO | ||||||||||||||||||||||||||
|
[PREENCHIMENTO DA SECOM, DO ÓRGÃO DEMANDANTE, OU DE AMBOS, QUANDO SE TRATAR DE RECURSO DESCENTRALIZADO.] De acordo com o estudo anual de intensidade de campanhas, para esta ação a(s) agência(s) deve(m) considerar a estimativa de investimento entre R$ XXXX e R$ XXXX. Justificativa: |
||||||||||||||||||||||||||
| 14. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||
|
[PREENCHIMENTO DA SECOM, DO ÓRGÃO DEMANDANTE, OU DE AMBOS, QUANDO SE TRATAR DE RECURSO DESCENTRALIZADO.] A proposta selecionada será aquela que melhor atender aos objetivos e desafios de comunicação estabelecidos, apresentando os atributos mais adequados em termos de solução criativa e estratégias de mídia. Além disso, será considerada a eficiência na utilização dos recursos financeiros priorizando a viabilidade, a otimização dos custos e a capacidade de realizar mais com menos. A avaliação seguirá os princípios de economicidade, eficiência e razoabilidade. |
||||||||||||||||||||||||||
| 14.1. INDICADORES DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA | ||||||||||||||||||||||||||
|
[NÃO ALTERAR ESTE PREENCHIMENTO – PREENCHIMENTO DA SECOM] A tabela a seguir apresenta indicadores, vinculados à mensagem publicitária e condicionados às especificidades da comunicação. Esses indicadores podem ser ajustados conforme a natureza da ação, considerando fatores como o público-alvo, alcance, período de veiculação, dimensão e investimento dentre outros. Esses parâmetros orientam o monitoramento e a avaliação dos resultados de conteúdo da campanha, além de serem registrados no relatório final de resultados para analisar o alcance dos objetivos estabelecidos.
|
||||||||||||||||||||||||||
| 14.2. OBJETIVOS DE MÍDIA | ||||||||||||||||||||||||||
| 15. FORMA DE PARTICIPAÇÃO E CRONOGRAMA | ||||||||||||||||||||||||||
|
[PREENCHIMENTO DA SECOM]
|
||||||||||||||||||||||||||
| 16. SPP – SECRETARIA DE PUBLICIDADE E PATROCÍNIOS | ||||||||||||||||||||||||||
|
[NÃO ALTERAR ESTE PREENCHIMENTO] Responsável pelos aspectos técnicos de conteúdo presentes neste briefing: |
||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||
| 17. AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE – RECEBIMENTO | ||||||||||||||||||||||||||
|
[NÃO ALTERAR ESTE PREENCHIMENTO – PREENCHIMENTO DA SECOM] Responsável pelo recebimento do briefing e compartilhamento interno na agência:
|
||||||||||||||||||||||||||