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A segunda versão da Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM) foi lançada em outubro de 2025, durante a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática e também na Global MIL Week, conferência anual sobre Educação Midiática e Informacional promovida pela UNESCO. Ela reflete o caráter dinâmico e cíclico do processo de formulação e implementação de políticas públicas e, nesta edição, apresenta os resultados e boas práticas identificados ao longo dos dois primeiros anos de implementação das políticas públicas de educação midiática no país, além de princípios norteadores, eixos estruturantes e recomendações para a continuidade da política, todos construídos com ampla participação da sociedade.
Atualizando e aprofundando os compromissos assumidos na primeira edição, publicada em 2023, esta nova versão representa um marco renovado para consolidar a educação midiática como política pública de Estado, em diálogo com as transformações do ecossistema informacional e com a experiência acumulada nos primeiros anos de implementação da política nacional coordenada pela SECOM.
A elaboração da 2ª EBEM resulta de um processo participativo contínuo. Em 2024, a Secom, em parceria com a UNESCO, realizou um mapeamento nacional de iniciativas de educação midiática, envolvendo universidades, institutos federais, escolas, governos locais e organizações da sociedade civil. Esses insumos, somados à escuta permanente de redes educacionais, educadores e especialistas, permitiram reorganizar os eixos estruturantes da EBEM e destacar os princípios que orientam a política: escalabilidade e territorialidade, integridade da informação, participação social e diversidade.
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A 1ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM) foi lançada em outubro de 2023, durante a 1ª Semana Brasileira de Educação Midiática. O documento reúne um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Governo Federal, por meio da SECOM, com o objetivo de promover a educação midiática em todo o país.
A EBEM tem como propósito desenvolver habilidades e competências em crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas, estimulando a compreensão crítica, a análise reflexiva, o engajamento responsável e a produção consciente de conteúdos nas mídias digitais e no campo da informação - de forma criativa, saudável e cidadã.
Sua elaboração contou com ampla participação social: a consulta pública que precedeu o lançamento recebeu mais de 400 contribuições, refletindo o interesse e o compromisso da sociedade com a promoção de uma cultura midiática mais democrática e responsável.
Repositório de Educação Digital e Midiática para Pessoas Idosas
Como promover a educação midiática e a inclusão digital para pessoas idosas na sociedade brasileira? A Secom PR abraçou essa missão junto a diversos órgãos do sistema federal e organizações da sociedade civil e disponibiliza aqui a primeira versão do Repositório de Educação Digital e Midiática para Pessoas Idosas com objetivo de oferecer orientações, aulas e conteúdos pensados para esse público. Todos os materiais disponibilizados são de acesso livre e gratuito para contribuir na educação midiática e digital da pessoa idosa, podendo ser utilizados por famílias, grupos, coletivos, indivíduos e educadores como parte do fortalecimento da inclusão digital das pessoas idosas no Brasil. O Repositório está em constante atualização, a fim de agregar materiais e práticas atualizadas.
PARCERIAS
Edições da SBEM
Navegue pelas edições da Semana Brasileira de Educação Midiática e conheça as atividades realizadas para promover a temática em todo o território nacional, como parte fundamental da educação para a democracia
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