Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC)
Contatos
Conselheiro Gustavo José de Andrade Perez Garrido
Chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação
Nicole Kuhn
Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação
Amelia Dimle
Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação
Ana Carolina de Oliveira Assis
Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação
Telefone: +46 (8) 545 16 313
Responsabilidades
O setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da embaixada do Brasil em Estocolmo é responsável pelos seguintes temas:
- Coordenação do Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do ministério das Relações Exteriores do Brasil na Suécia.
- Apoio à rede da diáspora científica brasileira na Suécia.
- Organização e participação de iniciativas de diplomacia científica (mesas-redondas, seminários, visitas oficiais, palestras e reuniões).
- Promoção da cooperação entre os atores dos ecossistemas de inovação brasileiro e sueco.
Publicações
Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Exterior
Segundo o Decreto n° 9.283, de 7 de fevereiro de 2018, os ambientes promotores da inovação são “espaços propícios à inovação e ao empreendedorismo, que constituem ambientes característicos da economia baseada no conhecimento, articulam as empresas, os diferentes níveis de governo, as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, as agências de fomento ou organizações da sociedade civil".
Esses ambientes envolvem duas dimensões:
- Ecossistemas de inovação: espaços que agregam infraestrutura e arranjos institucionais e culturais, atraem empreendedores e recursos financeiros, potencializam o desenvolvimento da sociedade do conhecimento e compreendem, entre outros, parques científicos e tecnológicos, cidades inteligentes, distritos de inovação e polos tecnológicos; e
- Mecanismos de geração de empreendimentos: mecanismos promotores de empreendimentos inovadores e de apoio ao desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica, compreendendo, entre outros, incubadoras de empresas, aceleradoras de negócios e espaços abertos de trabalho cooperativo.
O mapeamento das características de ambientes promotores de inovação no exterior é fundamental para prospecção de possíveis oportunidades de cooperação com pares estrangeiros. Consiste, além disso, em passo inicial para a internacionalização de entidades privadas brasileiras de base tecnológica, sendo ferramenta útil para elaboração de plano de expansão internacional e para validação do modelo de negócios em mercados estrangeiros.
A escolha de um mercado dependerá do apoio e dos benefícios que a startup ou empresa tecnológica consolidada conseguir obter e, para tanto, faz-se necessário conhecer legislação, barreiras, apoio de ambientes promotores de inovação e a própria cultura do local. A série de Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Exterior tem por objetivo oferecer essas informações para entidades e ambientes inovadores brasileiros.
Os documentos são elaborados pelos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) das embaixadas, consulados e escritórios regionais do Ministério das Relações Exteriores nos cinco continentes, sendo de grande valia aos atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para acesso aos documentos da Suécia, clique aqui.
