Discurso do Representante Permanente, Embaixador Sérgio França Danese, por ocasião da celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa na sede das Nações Unidas - 14 de maio de 2025
Senhores Representantes Permanentes,
Caros colegas,
Caríssimos amigos que nos acompanham nesta comemoração,
Tenho a honra de proferir estas palavras a pedido do Embaixador Samba Sané, Representante Permanente da Guiné-Bissau e coordenador de turno da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nesta cidade. Ele infelizmente não pôde estar presente hoje em razão de compromissos oficiais na sua capital e delegou-me assim a honrosa tarefa de falar em nome da nossa comunidade.
No Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma data criada pela CPLP em 2009 e reconhecida pela UNESCO em 2019, celebramos mais do que um idioma. Celebramos uma herança comum de história, cultura, cooperação, solidariedade, irmandade.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial: somos nove países unidos por uma mesma língua — que é também um traço profundo de nossa identidade e a garantia primeira de uma amizade fraterna entre os nossos países.
O português, como sabem, é a quinta língua mais falada no mundo e a mais falada no Hemisfério Sul, com 290 milhões de falantes nativos. É língua de trabalho em organizações internacionais como a União Africana e a Organização dos Estados Americanos, e aspiramos que um dia o seja também nesta nossa Organização.
Nossa diversidade cultural é ampla e viva: nossos países têm juntos 42 patrimônios materiais e 14 imateriais reconhecidos pela UNESCO, produção literária e acadêmica de destaque, e presença digital com mais de 170 milhões de usuários da internet. A música e a literatura em português — de Camões e Saramago a Clarice Lispector, Mia Couto e Carolina de Jesus — seguem encantando o mundo.
A articulação internacional da CPLP também tem avançado. Desde sua criação, em 1996, a Comunidade se firmou como espaço de concertação diplomática e cooperação em múltiplas áreas. Hoje, conta com 29 Estados observadores associados.
A cada ano, no complexo tabuleiro das relações internacionais, especialmente nas Nações Unidas, temos buscado consolidar nosso grupo como espaço de articulação para promover nossas visões comuns sobre a vasta agenda que nos ocupa em todo o mundo e em especial aqui em Nova York.
Em 2024, registramos um marco de 15 intervenções conjuntas em nome da CPLP. Elas foram feitas no plenário da Assembleia Geral, no Conselho de Segurança e, pela primeira vez, em todas as seis Comissões da Assembleia Geral. Nossa disposição é continuar a consolidar a CPLP como grupo com atuação destacada nas Nações Unidas, sempre pronto a dizer uma palavra e a fazer um esforço adicional em favor da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos.
Celebrar, portanto, este dia na ONU é reafirmar o valor da língua portuguesa como instrumento de união, de diálogo e de contribuição ativa para um mundo mais pacífico, diverso e multilíngue — como propõe a Carta das Nações Unidas.
Com esse sentimento, agradeço a todos pela sua presença e os convido a celebrar conosco essa língua e essa identidade comuns que fazem da nossa comunidade dos países de língua portuguesa uma irmandade de sentimentos e uma força em favor da paz e do entendimento entre todas as Nações do mundo.
Muito obrigado.