Notícias
Reunião sobre Plataformas Nacionais para Redução de Riscos de Desastres
O Secretário Executivo do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder Ribeiro, representou o Brasil em reunião sobre “Plataformas Nacionais para Redução de Riscos de Desastres”, por ocasião da Oitava Plataforma Global para Redução de Riscos de Desastres, que ocorre em Genebra, entre 02 e 06 de junho. O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do MIDR, Wolney Wolff, e o Secretário Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, também fizeram parte da delegação brasileira.
Em sua intervenção, o Secretário Executivo apresentou a governança brasileira para a gestão de riscos e de desastres, com destaque para o estabelecimento, em 2012, da atual plataforma nacional. Explicou dispor o Brasil de arranjo sistêmico, amparado pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que busca promover a participação e a articulação de múltiplos atores governamentais em torno dos objetivos de redução de desastres, em linha com os preceitos do Marco de Sendai. Avaliou que o Brasil evoluiu, nos últimos anos, nas etapas de preparação para desastres de natureza hidro-geológica e de resposta eficiente aos desastres ocorridos. Destacou o programa Defesa Civil Alerta, que logrou estabelecer uma sistemática de alertas meteorológicos antecipados que alcança redes sociais, mensagens sms, TV e rádios, com recente implantação da tecnologia Cell Broadcast em todo o território nacional até o final de 2025.
Em referência às políticas de prevenção de riscos para as cidades, em especial para as áreas periféricas, que são mais vulneráveis aos riscos de desastres, foi dado destaque ao Programa Periferia Viva, baseado em obras preventivas de urbanização de favelas, e a Estratégia Periferia Sem Risco, que investe em obras de contenção de encostas e planos municipais e comunitários de redução de risco com participação social.
Na ocasião, o Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres, Kamal Kishore, deu destaque à agenda brasileira para prevenção de risco de desastres nas periferias.
