Notícias
Celebração dos 80 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), O legado de José Graziano.
Em celebração aos 80 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), realizou-se evento, no "Palais des Nations", em Genebra, que contou com a colaboração das Missões Permanentes do Brasil, China, Santa Sé, Hungria, Itália, Líbano e Senegal. O evento destacou os marcos históricos da Organização e seu papel essencial na transformação dos sistemas agroalimentares globais.
Em seu discurso, o Representante Permanente, Embaixador Tovar da Silva Nunes, discorreu sobre o legado de José Graziano da Silva, ex-Diretor Geral da FAO, e sublinhou seu papel no realinhamento estratégico da Organização.
O RP brasileiro recordou que José Graziano ajudou a FAO a se modernizar, tornar-se institucionalmente mais flexível, mais sensível às desigualdades e à exclusão, e melhor preparada para enfrentar as interconexões entre alimentação, nutrição, clima e desigualdade. Afirmou que José Graziano também deixou marca duradoura na definição de metas globais, contribuindo para que a ambição internacional passasse de reduzir a fome para erradicá-la, levando a visão do programa brasileiro "Fome Zero" a um objetivo universal.
O Embaixador Tovar da Silva Nunes agregou: "Os 80 anos da FAO contam a história de como a ambição e a ação coletiva podem moldar um futuro melhor. É a história de como a luta contra a fome se transformou em uma causa global, enraizada na solidariedade , na inovação e na responsabilidade compartilhada . O Brasil se orgulha de ter contribuído para esse legado, que continua a orientar a cooperação internacional pela segurança alimentar".




