Notícias
Discurso da Ministra, substituta, das Relações Exteriores na abertura da IX Mesa Redonda da Sociedade Civil Brasil-União Europeia
Senhoras e Senhores
É com grande satisfação que participo da sessão de abertura da IX Mesa Redonda da Sociedade Civil Brasil-União Europeia, organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do Brasil e pelo Comitê Econômico e Social Europeu.
A retomada desse fórum de diálogo entre as sociedades civis brasileira e europeia é um passo fundamental na trilha que estamos percorrendo, desde a assunção do Presidente Lula em janeiro de 2023. Caminhamos rumo ao fortalecimento das relações e da cooperação entre o Brasil e a União Europeia em diferentes temas de relevância para nossos países e também para o mundo.
Aprofundar as discussões entre diferentes segmentos das sociedades civis do Brasil e da Europa ganha especial relevância no contexto internacional desafiador em que vivemos, onde o avanço de forças ultraconservadoras associado ao uso desregulado de ferramentas digitais de comunicação coloca em risco não apenas a manutenção dos ideais democráticos, como também as estruturas que lastreiam o estado democrático de direito em diferentes continentes.
Os riscos da desinformação para as Democracias repercutem em outros temas de importância para as sociedades no Brasil e na Europa, como os desafios para um desenvolvimento sustentável e inclusivo face às mudanças climáticas, a revolução tecnológica e seus impactos nas relações de trabalho e o imperativo de abertura de novos mercados baseado em regras multilaterais que garantam um comércio internacional livre, justo e capaz de promover melhorias nas condições de vida e bem-estar dos nossos povos.
Todas essas questões serão tratadas nos painéis de discussão que acontecerão ao longo do dia de hoje e devem fazer parte da declaração conjunta a ser adotada amanhã, ao final do encontro.
Estou certa de que o debate será franco e pautado na busca de convergências e respeito às diferenças, especialmente diante de nosso objetivo comum: contribuir para a construção de confiança necessária ao fortalecimento da cooperação entre o Brasil e a União Europeia nas dimensões política, econômica e social.
Ao parabenizar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável e o Comitê Econômico e Social Europeu pela reativação da Mesa Redonda da Sociedade Civil Brasil-União Europeia, desejo a todas e todos um ótimo evento.
Muito obrigada.