Notícias
Discurso durante a cerimônia de assinatura de atos entre o Brasil e a República Federativa Tcheca e Eslovaca - Praga, 2 de outubro de 1990
Os documentos que acabam de ser firmados nesta cerimônia revelam o alto nível alcançado no diálogo entre as Repúblicas Federativas do Brasil e Tcheca e Eslovaca e refletem nossa disposição de ampliar ainda mais a cooperação bilateral. A Declaração sobre Relações Bilaterais condensa e reitera a essência dos acordos em vigor entre os dois países e cria mecanismo de consultas políticas para conferir ao entendimento que mantemos o caráter de exercício periódico. Os encontros regulares, que representam a contrapartida, no plano político, das reuniões de caráter econômico-comercial da Comissão Mista, hão de permitir a constante atualidade da análise de nossas relações bilaterais, dos processos de integração regional e da conjuntura internacional. O Comunicado Conjunto — sumário das conversações que tive o prazer de manter com Vossa Excelência — reflete a cordialidade e o entendimento que presidem nossas entrevistas. Com efeito, Senhor Presidente, verifiquei com satisfação a identidade dos propósitos inovadores que nos animam, a convergência de nossas teses sobre a atualidade internacional e, sobretudo, a confiança irrestrita que temos nos valores democráticos corno paradigma de ação governamental. Estamos construindo tempos novos. Em nossos dias, cai a importância do componente ideológico nas relações internacionais e passa a sobressair o desejo de entendimento, cooperação, respeito aos direitos humanos, preservação do meio ambiente e paz mundial. O momento é de esperança e os nossos povos hão de ser artífices importantes de uma nova realidade na vida das nações.
Senhor Presidente,
Ao lado da convergência no plano dos valores e dos objetivos políticos, quero assinalar, no importante campo das relações econômico-comerciais, a assinatura de protocolo de intenções de amplo escopo, através do qual as duas partes indicam, de forma clara e inequívoca, as áreas que consideram prioritárias para a intensificação da cooperação bilateral. Foi igualmente firmado um memorando de entendimento a respeito da implementação de contrato assinado entre o Governo do Estado de Minas Gerais e empresas tcheco-eslovacas para o fornecimento e montagem de um sistema de veículos leves sobre trilhos para a região metropolitana de Belo Horizonte.
Senhor Presidente,
O crescente aperfeiçoamento do quadro jurídico bilateral fortalece as bases para que as relações entre as Repúblicas Federativas do Brasil e Tcheca e Eslovaca possam desenvolver-se de forma positiva, proporcionando benefícios recíprocos. Quero deixar registro de minha grande satisfação em ter podido, com minha visita a Praga e a assinatura desses documentos, marcar o início de um período mais promissor e dinâmico. De retorno ao Brasil, no cumprimento dos acordos hoje firmados, tenho certeza de que a nova realidade que se consolida em nossos países há de favorecer nosso entendimento e estreitar a amizade entre nossos povo.