Notícias
Discurso do senador Nelsinho Trad na solenidade de celebração dos 80 anos do Instituto Rio Branco - Brasília, 4 de agosto de 2025
Senhoras e senhores,
É uma grande honra para mim participar desta solenidade de celebração dos oitenta anos do Instituto Rio Branco, a mais antiga academia diplomática do continente americano e a terceira mais antiga do mundo.
Atualmente, tenho a satisfação de presidir, pela segunda vez, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal. Tal como da primeira vez, a experiência tem sido muito enriquecedora e mutuamente benéfica, em grande medida graças ao contato frequente e próximo com os diplomatas brasileiros, de todas as classes da carreira.
Ao longo dessa convivência gratificante e profícua, tenho testemunhado de perto a excelência, o profissionalismo e a enorme capacidade de trabalho dos quadros diplomáticos desta Casa, todos, sem exceção, egressos do Instituto que ora celebramos, cujo nome rende justa homenagem ao Barão do Rio Branco, herói nacional e patrono da diplomacia brasileira.
A necessidade de institucionalizar o processo de seleção dos diplomatas e de estabelecer uma escola de formação e aperfeiçoamento contínuo inspirou a criação do Instituto Rio Branco e segue sendo sua razão de ser principal. Estou certo de que a instituição tem cumprido, com reconhecido primor, os propósitos originais de seus idealizadores e prestado valiosos serviços ao Brasil. O Rio Branco tornou-se referência em nosso país e no mundo. Grande orgulho para todos nós.
Diplomatas importantes formaram-se no Instituto Rio Branco. Alguns se tornaram chanceler e ministros de diferentes pastas do governo. Outros alcançaram os postos mais altos em organismos internacionais. Outros tantos ocuparam a Secretaria-Geral do Itamaraty. Houve ainda aqueles que se destacaram como intelectuais e escritores e deram relevante contribuição à cultura e ao pensamento brasileiros.
Minhas homenagens também aos diretores-gerais e professores do Instituto, todos incansáveis no labor de propiciar formação inicial e permanente aprimoramento aos nossos diplomatas.
Senhoras e senhores,
O Instituto Rio Branco tem sido fundamental para a democratização do acesso à carreira diplomática e para o aumento da representatividade dos quadros do Itamaraty. A realização do concurso em todo o território nacional tem-se provado relevante mecanismo de inclusão, facilitando o ingresso de candidatos de todas as regiões. Espero que a prática se mantenha e contribua, inclusive, para um aumento do número de diplomatas provenientes do meu querido Mato Grosso do Sul.
Saúdo também os avanços concernentes à equidade de gênero, em especial as ações destinadas a assegurar condições propícias para que, de modo equitativo, homens e mulheres progridam na carreira e ocupem importantes cargos de chefia no Brasil e no exterior.
Sem descuidar da isonomia e da meritocracia, não tenho dúvidas de que um Itamaraty mais representativo do povo brasileiro melhor representará nosso país no mundo.
Para além da formação e do aperfeiçoamento dos diplomatas, o Instituto Rio Branco contribui ainda para o debate público sobre a política externa brasileira e a respeito dos mais relevantes assuntos internacionais. Reforça, ademais, interações entre o Ministério, a academia e organizações da sociedade civil.
O Rio Branco tem intensificado também a cooperação institucional com academias diplomáticas de países de todas as regiões do globo e de todos os níveis de desenvolvimento.
O Instituto tornou-se um traço distintivo da diplomacia brasileira e parte da identidade do Itamaraty, de suas melhores práticas e tradições, de suas realizações em prol do Brasil.
Como senador da República, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, e como representante do Congresso Nacional nesta sessão solene, concluo minha intervenção com uma mensagem de firme apoio ao Instituto Rio Branco para que continue a honrar seu legado na formação daqueles que escolheram dedicar suas vidas pessoais e profissionais à nobre causa de representar e defender a pátria em todos os lugares do mundo.
Muito obrigado.