Notícias
Situação na Síria
O Governo brasileiro tomou conhecimento com satisfação do anúncio da intenção do Chanceler russo, Sergei Lavrov, e do Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, de trabalharem juntos na obtenção de uma resolução para o conflito na Síria.
O Governo brasileiro apoia as declarações do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e do Enviado Especial da ONU e da Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, que conclamam os dois países a empreenderem esforços para que as partes envolvidas no conflito implementem o Comunicado de Genebra do Grupo de Ação para a Síria, de 30 de junho de 2012.
O Comunicado de Genebra representa o ponto de partida para o fim da violência na Síria, por meio da negociação e do diálogo, em uma transição dirigida pelos sírios, com respeito à integridade territorial e à independência do país. Esse processo de transição deve oferecer uma perspectiva para o futuro compartilhada por todo o povo sírio, a ser implementada rapidamente sem aumento da violência e em um ambiente de segurança. Entre as etapas fundamentais para a transição, o Comunicado elenca a formação de um Governo interino com o apoio ou participação do atual Governo e da oposição, e um Diálogo Nacional com a participação ampla e desimpedida de todas as partes. O Comunicado opõe-se à militarização do conflito.
Não há solução militar para o conflito sírio. O Brasil continua a apoiar os esforços da comunidade internacional na busca de uma solução negociada que termine o ciclo de violência, em benefício do povo sírio, ao qual nos unem laços de amizade, preservando-se a estabilidade regional.