Notícias
INTERNACIONAL
Ministro das Comunicações encerra missão em Barcelona com avanços para atrair investimentos e ampliar a conectividade no Brasil
Foto: Shizuo Alves/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, finalizou nesta quarta-feira (4) a agenda oficial em Barcelona com uma série de diálogos estratégicos com empresas globais de tecnologia e telecomunicações. O objetivo foi fortalecer a atração de investimentos em infraestrutura digital, ampliar a conectividade no Brasil e acelerar a inclusão digital em todo o país.
Durante três dias de compromissos no Mobile World Congress 2026 (MWC 2026), maior evento mundial de tecnologia móvel, conectividade e telecomunicações, a comitiva do Ministério das Comunicações, composta por representantes da Secretaria de Telecomunicações e das vinculadas Anatel e Telebras, participou de reuniões com empresas e lideranças do setor.
“Pela manhã, tivemos a oportunidade de realizar agendas voltadas à infraestrutura digital, com trocas de experiências e compartilhamento de conhecimento, além de divulgar as oportunidades para investidores internacionais que desejam desenvolver projetos no Brasil. Nosso objetivo é acelerar a transformação digital e levar mais serviços digitais à população”, destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
Segundo ele, a participação no MWC 2026 foi estratégica para posicionar o Brasil como destino atrativo para novos aportes no setor. “Conversamos com empresas de satélites, data centers, operações de fibra óptica e softwares, ou seja, todo o ecossistema que impulsiona o setor de telecomunicações e contribui para a melhoria dos serviços digitais no Brasil”, afirmou.
Agenda na Itália
Nesta quinta-feira (5), o ministro segue para Roma, onde permanece até sábado (7). A agenda inclui reunião com a Autoridade para as Garantias nas Comunicações da Itália (AGCom), encontro bilateral com o Ministério das Empresas e do Made in Italy, reunião com a Poste Italiane (Correios da Itália) e visita à Pontifícia Universidade Urbaniana.
A missão internacional reforça a estratégia do Ministério das Comunicações de ampliar parcerias, fortalecer a cooperação regulatória e atrair investimentos para consolidar o Brasil como protagonista na economia digital.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628