Notícias
RADIODIFUSÃO
Inauguração da Rádio UFRJ FM fortalece comunicação pública e educativa no país
Após 37 anos, a maior universidade federal do país passa a contar, definitivamente, com sua rádio em Frequência Modulada (FM). A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) iniciaram, nesta sexta-feira (03), as transmissões experimentais da Rádio UFRJ FM, que ocupa a frequência 88,9 MHz e beneficiará cerca de 10 milhões de pessoas no Grande Rio.
“Essa nova rádio chega para fortalecer a radiodifusão fluminense, garantindo que a população tenha acesso a conteúdos relacionados à educação básica, superior e permanente, reforçando a divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A emissora educativa chega para contribuir com o fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que vive a maior expansão de sua história. A programação será voltada à divulgação científica, tecnológica e da inovação, além da promoção da diversidade, da representatividade e da valorização das expressões culturais.
“Essa conquista fortalece a comunicação pública brasileira. Hoje não é apenas uma cerimônia de inauguração; é a realização de um sonho construído ao longo de muitos anos, por muitas mãos, superando desafios técnicos, administrativos, institucionais e, sobretudo, a descrença de que esse dia chegaria”, destacou o diretor regional da EBC, Thiago Regotto.
A Rádio UFRJ FM é uma emissora educativa e multiplataforma desenvolvida pelo Núcleo de Rádio e TV da universidade. O projeto conta com uma parceria estratégica com a EBC, responsável pelo fornecimento de parte da programação diária.
Para o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Octavio Pieranti, o dia é de celebração após a superação dos desafios enfrentados ao longo de tantos anos. “Que esta seja uma rádio à altura da maior universidade federal do país. Tanto no rádio quanto na TV, tenho certeza de que o corpo docente e discente pode realizar ótimos trabalhos”, reiterou.
Pela parceria, a EBC disponibiliza cerca de quatro horas diárias de conteúdo para a emissora, incluindo uma hora de jornalismo da Rádio Nacional. Já a Rádio MEC, também administrada pela empresa pública, é a principal fornecedora de conteúdos culturais e acadêmicos que passam a integrar a grade da nova FM.
Sobre a Rádio UFRJ
A emissora educativa busca oferecer comunicação pública de qualidade, contribuindo para a construção coletiva do conhecimento, a diversidade, a representatividade e a inclusão de vozes e expressões culturais que não encontram espaço na grande mídia comercial, além da democratização da comunicação e da divulgação científica, tecnológica e da inovação.
A iniciativa também tem caráter formativo e visa promover a qualificação profissional para atuação em mídia sonora, não apenas de estudantes dos cursos de graduação na área de Comunicação Social, mas também de estudantes e servidores de todas as áreas do conhecimento.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628