Notícias
BRASIL DIGITAL
Programa do Ministério das Comunicações leva canais de TV públicos e gratuitos a Assis Chateaubriand, no Paraná
Foto: Divulgação
Moradores de Assis Chateaubriand, no Paraná, vão contar, a partir desta quinta-feira (29), com mais canais públicos de televisão disponíveis para se informar, estudar e se divertir.
A disponibilização dos novos canais foi viabilizada por meio do programa Brasil Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações, com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A política pública chegou a Assis Chateaubriand por meio de uma parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).
A inauguração oficial da transmissão foi realizada nesta quinta-feira, na cidade, com a presença de autoridades locais, representantes do governo federal, da comunidade acadêmica e da Rede Legislativa.
“A presença de canais públicos nos municípios brasileiros é importante para os cidadãos que queiram se informar de forma rápida, gratuita e eficiente. É notícia, educação, informação, entretenimento e prestação de serviço ao toque do controle remoto. Estamos trabalhando para que o maior número possível de brasileiros tenha acesso à programação dessas emissoras”, afirmou o ministro.
“A chegada da nova TV pública e do canal da Rede Legislativa a Assis Chateaubriand reforça a democratização da comunicação, estimula a produção de conteúdos regionais e amplia os instrumentos de participação social, reafirmando o papel estratégico da comunicação pública para o desenvolvimento do país”, disse o diretor-geral da EBC, David Butter.
A multiprogramação digital em Assis Chateaubriand integra os canais públicos locais à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), disponibilizando quatro sinais em uma mesma frequência:
2.1 – TV Brasil/IFPR TV
2.2 – Canal Gov
2.3 – Canal Educação
2.4 – Canal Saúde
Além dos conteúdos jornalísticos, culturais e educativos da EBC, o IFPR terá espaço para desenvolver sua TV educativa, que permitirá produções locais e regionais, fortalecendo a participação de estudantes, professores e grupos culturais da região.
A iniciativa representa um investimento federal de R$ 820 mil, contemplando a instalação de antenas transmissoras, antenas parabólicas, cabos, conectores, rack, nobreak, gravador de censura, sistema de telesupervisão, ar-condicionado e serviços técnicos especializados.
O novo sistema de transmissão também permitirá cobrir outros municípios da região. Além de Assis Chateaubriand, serão beneficiadas diretamente as cidades de Jesuítas e Tupãssi.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628