Notícias
CONECTIVIDADE
Brasil vai ampliar cobertura 4G e levar internet a mais de 1,3 mil localidades rurais em 2026
Foto: Divulgação/MCom
A população de mais de 1.300 localidades remotas do país deve passar a contar com cobertura 4G ao longo de 2026. O Ministério das Comunicações anunciou que distritos, comunidades rurais e povoados afastados dos grandes centros serão incluídos na nova etapa de expansão da rede móvel. A iniciativa deve beneficiar mais de 800 mil brasileiros ainda desconectados ou com acesso limitado à internet.
A expansão faz parte de um conjunto de políticas públicas de telecomunicações, incluindo compromissos assumidos no leilão do 5G. Além disso, ações coordenadas pelo GAISPI, o grupo responsável pela limpeza do espectro para a implantação da tecnologia 5G, têm acelerado a chegada da conectividade móvel a regiões rurais e remotas.
“Conectar o Brasil profundo é conectar pessoas a oportunidades. Onde chega internet, chegam emprego, educação, saúde e cidadania. A expansão do 4G em 2026 é mais um passo para que nenhum brasileiro fique fora do que o país está construindo”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Segundo o Ministério das Comunicações, a previsão é que o cronograma contemple localidades em boa parte do Brasil. Além de atender necessidades domésticas e sociais básicas, a ampliação da rede móvel permitirá o uso pleno de políticas públicas digitais, como Gov.Br, plataformas de ensino e outros serviços financeiros.
O avanço consolida resultados expressivos registrados desde 2023, quando o governo intensificou o investimento em conectividade em áreas historicamente negligenciadas. Dados do setor mostram crescimento acelerado no acesso em territórios rurais, movimento que tem reduzido o abismo digital entre cidades grandes e pequenas comunidades.
LEILÕES
Na modalidade de leilão reverso, as operadoras podem escolher uma ou mais localidades da lista e realizar um lance único para cada uma, abaixo do valor máximo estipulado no edital. Serão vencedoras as empresas que solicitarem o menor valor de subsídio em cada localidade.
O Ministério das Comunicações é um dos integrantes do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired). Além da pasta, o grupo reúne representantes da Anatel, dos radiodifusores e das operadoras, sendo responsável pelas diretrizes da Seja Digital/EAD.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628