Notícias
Participação Social e Diversidade
MConta+ debate o impacto da participação social na construção de políticas públicas
Foto: Divulgação
Já está no ar o 15º episódio do videocast MConta+! Desta vez, o diálogo foca em um pilar essencial para a democracia: diversidade e participação social. O debate mergulha na atuação das Assessorias de Participação Social e Diversidade (ASPADs) para garantir que as vozes de grupos historicamente minorizados — como comunidades quilombolas, LGBTQIA+ e a juventude periférica — ajudem a moldar e construir as ações do Governo do Brasil.
O episódio explica o papel estratégico das ASPADs na escuta ativa das demandas de movimentos sociais, como a população negra, comunidades quilombolas, LGBTQIA+ e a juventude periférica, na construção de políticas públicas. Um dos grandes destaques da conversa é o conceito de transversalidade das políticas públicas.
O bate-papo reúne três mulheres que são chefes de Assessorias de Participação Social e Diversidade (ASPAD): Ludymilla Chagas, chefe da ASPAD no Ministério das Comunicações, Juliana Paiva, chefe no Turismo, e Mariana Braga, representando o Ministério da Cultura.
O episódio ainda traz uma dinâmica interativa onde as convidadas comentam registros fotográficos de suas trajetórias e projetos, encerrando com projeções para o futuro da participação social no Brasil em 2026.