Notícias
CIBERSEGURANÇA
Ministro das Comunicações participa da abertura do evento internacional Brasil Ciberseguro 2025
Foto: Peter Neylon/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou na manhã desta quarta-feira (29) da abertura do encontro internacional Brasil Ciberseguro 2025: Construindo um Futuro Digital Confiável, promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).
O encontro, que ocorre hoje (29) e amanhã (30), reúne referências nacionais e internacionais para debater temáticas atuais da cibersegurança, organizadas em painéis com enfoque nos eixos temáticos da nova Estratégia Nacional de Cibersegurança, E-Ciber.
“A Estratégia Nacional de Cibersegurança é fundamental para a consolidação desse ambiente seguro. Ela estabelece o equilíbrio entre a proteção do cidadão, a segurança de serviços essenciais e de infraestruturas críticas, além da indispensável cooperação entre os setores público e privado”, destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
O ministro ressaltou ainda que “a segurança é a base para que o cidadão utilize os serviços públicos digitais, para que o mercado global aporte novos investimentos no país e para que a nossa economia digital prospere cada vez mais”.
A solenidade de abertura foi conduzida pelo ministro-chefe do GSI/PR, Marcos Antonio Amaro dos Santos, que afirmou esperar que o evento “proporcione debates produtivos e fundamentais para que, juntos, possamos garantir um futuro digital seguro à nossa sociedade”.
O evento contou também com a presença de outras autoridades, como a secretária-geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e da chefe de Representação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Annette Killmer.
Nos dois dias de evento, serão debatidos, em painéis, os seguintes eixos: soberania nacional e governança; cooperação e integração entre órgãos e entidades públicas e privadas; segurança e resiliência de serviços essenciais e infraestruturas críticas; e proteção e conscientização do cidadão e da sociedade.
E-Ciber
A nova Estratégia Nacional de Cibersegurança (E-Ciber) foi instituída pelo Decreto nº 12.573, em agosto deste ano. Com ela, o Brasil busca direcionar esforços para elevar a segurança e a resiliência cibernéticas nacionais, aproximando-se da realidade dos países mais avançados na temática.
O decreto prevê que as cerca de 40 ações estratégicas serão desdobradas em iniciativas descritas em Planos Nacionais de Cibersegurança, atualizados periodicamente pelo CNCiber. Embora seja o segundo documento do gênero no Brasil, trata-se de uma estratégia com características de 3ª geração, em comparação às equivalentes de outros países.
A nova E-Ciber representa um avanço significativo na cibersegurança e na resiliência de serviços essenciais e de infraestruturas críticas, além de um passo importante para a soberania digital do país.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628