Notícias
INCLUSÃO E RECONSTRUÇÃO
Computadores doados pelo Ministério das Comunicações são usados em exposição sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul
Foto: Peter Neylon/MCom
O Ministério das Comunicações destinou 60 computadores ao Museu da Cultura Hip Hop, em Porto Alegre (RS), como parte do programa Computadores para a Inclusão. A iniciativa busca apoiar a reconstrução do espaço, que foi impactado pelas enchentes que atingiram o estado, promovendo a inclusão digital e fortalecendo a cultura local.
Parte dessas máquinas foi destinada a projetos sociais voltados para a música e a cultura nas periferias da cidade. Já os computadores que permaneceram no museu integram uma exposição significativa sobre a reconstrução do estado após a tragédia de 2024.
“É uma exposição que exalta a resiliência e a capacidade humana do povo do Rio Grande do Sul se reerguer. Que a doação desses computadores contribua para a reconstrução do estado. Doamos para escolas públicas, projetos sociais que levam letramento digital para a população sem contar o uso dessas máquinas para o acesso aos serviços públicos básicos”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Ao apresentar a exposição, o fundador do museu, Rafael Rafuagi, explicou que os computadores estão espalhados pelo espaço e no laboratório de informática, onde a comunidade pode verificar editais e programas sociais.
“Aqui nós temos uma tela de um dos computadores recondicionados, que garantiu o acesso de hip hoppers e lideranças comunitárias e agora é uma forma de homenagear o Ministério das Comunicações”, disse Rafuagi durante apresentação a um grupo que visitava o espaço.
O Rio Grande do Sul (RS) enfrentou em 2024 uma das piores enchentes da história. Para destacar os mutirões de ajuda diante da tragédia, o Museu da Cultura Hip Hop apresenta a exposição ‘Reconstrução Hip Hop’, que celebra a transformação social por meio da força coletiva.
Museu da Cultura Hip Hop
Inaugurado em 2023, essa é o primeiro museu dedicado ao movimento hip hop na América Latina. O espaço tem 4 mil metros quadrados e oferece diversas atrações culturais relacionadas aos cinco elementos do hip hop: graffiti, breaking, MC, DJ e conhecimento.
Computadores para a Inclusão
O programa recondiciona máquinas descartadas por órgãos públicos e oferece cursos de informática e manutenção de computadores. São os próprios alunos que aprendem na prática, dentro dos Centro de Recondicionamento do Ministério das Comunicações, espalhados por todas as capitais o conserto desses equipamentos. Depois de prontos, os computadores retornam para uso, mas dessa vez, para escolas públicas, projetos sociais e de inclusão.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628