Notícias
CARAVANA FEDERATIVA
Ministério das Comunicações doa 1.000 computadores em Minas Gerais
Foto: Shizuo Alves/MCom
O Ministério das Comunicações anunciou, nesta quinta-feira (11), a doação de 1.000 computadores para atender a população de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo ministro Frederico de Siqueira Filho durante a Caravana Federativa MG, que acontece até esta sexta-feira (12), em Belo Horizonte.
Na capital mineira, a Pasta está atendendo servidores de prefeituras interessadas em firmar convênios de programas e projetos liderados e executados pela pasta, voltados à conectividade e à inclusão digital. O objetivo principal da iniciativa é reforçar a relação entre o governo federal e os municípios.
Em Belo Horizonte, a Caravana oferece atendimento e suporte técnico por meio dos balcões dos órgãos federais e ministérios, além de promover oficinas temáticas voltadas à qualificação de gestores públicos.
“Estamos aqui hoje para aproximar ainda mais as nossas políticas públicas das necessidades do povo mineiro. Queremos ampliar o diálogo com os municípios e garantir que cada prefeita, prefeito e gestor público aqui presente saia deste encontro com soluções bem encaminhadas. A presença em peso do governo do presidente Lula nesta abertura mostra a importância que esta agenda tem para o país e para o futuro de Minas Gerais”, afirmou Frederico.
Ele destacou que, até esta sexta-feira, equipes do Ministério estarão nos balcões de atendimento, nas oficinas e nos diálogos com gestores, contribuindo para tirar dúvidas, destravar convênios e orientar sobre projetos de conectividade.
“Esta Caravana funciona como um mutirão para que a União, os estados e os municípios trabalhem juntos e encurtem a distância entre a política pública e quem mais precisa dela. Nossa gestão trata a inclusão digital como parte do direito da população à educação, ao trabalho, à informação e à participação na sociedade. Sem acesso a equipamentos, internet de qualidade e conhecimento em tecnologia, as pessoas têm mais dificuldade para estudar, se qualificar e acessar os benefícios que o mundo digital oferece”, ressaltou o ministro.
A doação dos equipamentos anunciada por Frederico faz parte do programa Computadores para Inclusão, que recondiciona máquinas para serem doadas. Os equipamentos são destinados a escolas, hospitais, entidades assistenciais, prefeituras e Pontos de Inclusão Digital (PIDs), que oferecem cursos de informática e capacitação profissional.
A política pública também atua no eixo ambiental: “Por meio deste programa, temos recondicionado milhares de equipamentos eletrônicos que seriam descartados”, lembrou Frederico.
Ele informou, ainda, que só em Minas Gerais já foram doadas mais de 8 mil máquinas para estruturar quase 700 laboratórios de informática em 108 municípios. Em todo o Brasil, já foram entregues mais de 67 mil equipamentos. O Computadores para Inclusão registra, também, 17 mil formações em cursos em MG e 66 mil certificações em todo o país.
As indicações para as doações em Minas Gerais foram feitas pela ministra-chefe do Gabinete de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
No eixo educacional, Frederico citou o esforço do governo federal para conectar as 12 mil escolas públicas de educação básica de Minas Gerais com internet veloz e de qualidade, por meio do programa Escolas Conectadas. Desse total, 8.600 já contam com conectividade; o restante será atendido até 2026.
Já o programa Internet Brasil, que fornece internet gratuita a jovens de baixa renda, distribuiu 3.600 chips no estado. No país, o programa atingiu a marca de 160 mil estudantes beneficiados.
Frederico também falou sobre a atuação do Ministério em relação aos sinais de telefonia e internet móvel: “Temos trabalhado para permitir que os sinais cheguem ao campo, onde muitas vezes o celular não funciona. Aqui em Minas, estamos instalando 71 antenas em áreas rurais de 61 municípios. Essa medida transforma a rotina de produtores, de estudantes e de famílias inteiras, que passam a ter acesso a serviços digitais, telemedicina, comércio eletrônico e informações em tempo real. A cobertura 5G também está avançando rapidamente e já chegou a 237 cidades mineiras, alcançando 58,67% dos moradores do estado.”
Por fim, Frederico de Siqueira Filho enalteceu a realização do evento:
“Sabemos que ainda há muito a ser feito para garantir que a conectividade chegue a todos os brasileiros. Por isso, a Caravana Federativa se torna um momento valioso para ouvirmos prefeitas e prefeitos, conhecermos as demandas e ajustarmos nossas ações às realidades locais. Ao fortalecer os programas em Minas Gerais, o Ministério das Comunicações renova seu compromisso de seguir ao lado dos municípios mineiros, construindo um Brasil em que ninguém fique desconectado do seu direito de aprender, produzir e se comunicar”, finalizou.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628