Notícias
BALANÇO
Em 2025, a Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações participou de eventos que fortaleceram o setor postal
Foto: Divulgação
Os eventos internacionais marcaram algumas das atividades que contaram com a participação da Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações em 2025, com destaque para aquelas que visam à melhoria do setor postal no Brasil.
O Ministério das Comunicações não apenas participou de agendas internacionais, como também foi anfitrião de eventos, como a Reunião Preparatória do 28º Congresso Postal Universal, realizada em São Luís (MA), em agosto, além da liderança do Grupo de Trabalho de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) durante a presidência brasileira do Brics.
No meio do ano, a Secretaria-Executiva participou ativamente das discussões lideradas pelo Brasil no Brics, que envolveram as TICs, com foco em quatro pilares principais: expansão do acesso à internet de qualidade; regulação e cooperação em tecnologias satelitais e espaciais; governança ética, infraestrutura e compartilhamento de benefícios da inteligência artificial para o Sul Global; e ecossistemas digitais, com o fortalecimento da segurança e da economia de dados entre os membros.
Setor Postal
A Secex marcou presença em eventos mundiais que discutiram o setor postal e que renderam frutos ao Brasil. Em setembro, durante a participação no 28º Congresso Postal Universal, promovido pela União Postal Universal (UPU), em Dubai, foram assinados dois documentos: um com a Índia e outro com a Arábia Saudita.
A carta de intenção entre Brasil e Índia prevê o fortalecimento da cooperação para gerar sinergia no compartilhamento de experiências e conhecimentos, de acordo com os regulamentos existentes em cada país, além de promover e reforçar a cooperação em fóruns multilaterais que envolvam as operações postais, com o objetivo de atuar em prol dos interesses comuns de ambas as partes.
A carta também prevê a celebração de um memorando de entendimento para ampliar a cooperação, incluindo o intercâmbio de informações, sujeitas a garantias de confidencialidade, sobre políticas e regulamentos do setor postal, iniciativas de desenvolvimento de mercado, atividades conjuntas de treinamento e disposições relativas à sua duração.
Com a Arábia Saudita, foi assinado um memorando de entendimento para ampliar a cooperação e estabelecer parcerias estratégicas no setor postal. O acordo prevê o intercâmbio de experiências, o desenvolvimento de novas práticas operacionais, o alinhamento regulatório e o fortalecimento da colaboração entre os dois países em temas debatidos no âmbito da União Postal Universal (UPU).
Em outubro, o MCom também representou o Brasil no Fórum de Líderes Postais da Região da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), realizado em Montevidéu, no Uruguai. Com o tema “Redes Postais Inteligentes para uma Região Digital”, o fórum discutiu os desafios e as oportunidades de modernização e integração das redes postais, diante da transformação digital e do crescimento do comércio eletrônico.
Apoio às minorias
Ao longo do ano, a secretária-executiva do MCom, Sônia Faustino, também marcou presença em diversas agendas, tanto da pasta quanto de outros ministérios, que valorizam as minorias. Entre elas, destacam-se entregas do programa Computadores para Inclusão em aldeias indígenas, quilombos e entidades de apoio a pessoas com deficiência.
Ela também participou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM).
Durante o evento, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério das Mulheres para promover a igualdade de gênero, fortalecer o protagonismo feminino e reduzir as barreiras digitais em todas as regiões do Brasil. A parceria prevê a expansão do Programa Computadores para Inclusão, com a doação de equipamentos eletrônicos e a oferta de cursos de capacitação em tecnologia e informática.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628