Notícias
19 DE ABRIL
Ministério das Comunicações amplia em 174% as doações de computadores a comunidades indígenas
Foto: Shizuo Alves/MCom
Desde 2023, o Ministério das Comunicações já destinou 398 computadores a comunidades indígenas em todo o país por meio do programa “Computadores para Inclusão”. O número representa um crescimento de 174% em relação ao total entregue entre os anos de 2019 e 2022.
Outro destaque é a criação de 40 novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) voltados especificamente para povos indígenas, o que representa um aumento de 300% no mesmo comparativo.
“A inclusão digital vai muito além do acesso à tecnologia. Ela representa a garantia de direitos, o acesso a oportunidades e a ampliação das vozes indígenas no cenário nacional e global”, afirmou a ministra interina das Comunicações, Sônia Faustino.
As ações reforçam o compromisso do Governo Federal com políticas públicas que valorizem a diversidade, garantam direitos e promovam o protagonismo dos povos indígenas no processo de transformação digital do país. O Ministério das Comunicações atua com foco em garantir acesso significativo à conectividade, respeitando as especificidades culturais e territoriais dessas comunidades.
A mais recente entrega de computadores ocorreu durante o Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização nacional indígena, realizada anualmente em Brasília. Na ocasião, foram doados 15 notebooks ao Coletivo Juventude Indígena da Diversidade (JUIND), como continuidade ao compromisso firmado em março, durante visita ao território Guarani-Kaiowá, em Amambai (MS), quando foram entregues outros 60 computadores.
A iniciativa integra o Programa Bem Viver+, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com participação dos ministérios dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial e das Comunicações.
Além disso, o MCom atua no Grupo Técnico de Apoio ao Comitê Interministerial de Desintrusão de Terras Indígenas, contribuindo com o planejamento e a execução de políticas públicas que promovam a proteção dos territórios e a dignidade dos povos originários.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628