Notícias
Ministério da Igualdade Racial protagoniza discussões de inclusão de povos tradicionais da COP 30
Comissão dos Povos Tradicionais. Foto: MMA
Maio de 2025 foi um mês de muitas entregas e divulgação de trabalho para o Ministério da Igualdade Racial (MIR). Dentre as mais de 40 notícias publicadas no portal, trazemos hoje um compilado dos destaques.
No campo da justiça climática, destacamos a parceria entre o MIR e WRI Brasil, que busca fortalecer a justiça climática com perspectiva racial; o protagonismo do MIR nas perspectivas de negociação da COP30, com a instalação da comissão internacional de comunidades afrodescendentes; e o anúncio da entidade gestora da iniciativa Naturezas Quilombolas.
No âmbito da legislação temos dois grandes resultados da articulação parlamentar para celebrar: aprovamos a Lei de Cotas no Serviço Público e o Dia Marielle Franco das Defensoras e Defensores de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados. O texto segue para o Senado Federal.
Outros destaques foram a adesão da primeira capital da região norte ao Plano Juventude Negra Viva e a busca dos municípios, no estande do MIR na Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, pelo Sinapir.
Além disso, o estudo do MIR, em parceria com a Vital Strategies e a Umane, revelou que mulheres pretas enfrentam a desigualdade de forma desproporcional. Vamos trabalhar em conjunto para mudar essa realidade? A plenária temática de Mulheres Negras da V Conapir aconteceu em Porto Alegre e é mais um passo nessa direção!
No campo da comunicação pela igualdade racial, o MIR marcou presença no II Seminário Afropédia, que abordou da produção de conhecimento antirracista na internet; lançou, ao lado da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), a Incubadora de Soluções para Jornalismo com foco em mídias negras, periféricas e independentes durante a abertura do 15º Fórum da Internet no Brasil e participou de um encontro entre governo, mídia e terceiro setor sobre o combate ao racismo e promoção da igualdade racial nas plataformas digitais.
Houve, ainda, a celebração dos avanços de um ano do Programa de Integridade Pública do MIR, a participação no Seminário “O Papel do Setor Corporativo na Promoção da Igualdade: Caminhos possíveis”; e a posse do Comitê Gestor do Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, consolidando mais um passo na implementação do Plano.
Vale a pena conferir também nossos artigos sobre o marco histórico de luta dos povos ciganos no Brasil e o 13 de maio e o impacto do ODS 18 nas políticas de reparação pós lei de abolição.