Notícias
Governo lança Incubadora de Soluções para Jornalismo com foco em mídias negras, periféricas e independentes
O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira (26), a Incubadora de Soluções para Jornalismo durante o 15º Fórum da Internet no Brasil, em Salvador (BA). A ação é uma política pública inédita de fortalecimento de micro, pequenas e médias iniciativas jornalísticas — com foco em mídias negras, periféricas e independentes.
Representando o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a jornalista e assessora Especial da ministra da Igualdade Racial, Andressa Almeida, destacou a iniciativa como uma política pública que reconhece os desafios tecnológicos, sociais e políticos do jornalismo. Ela apresentou sua experiência com a gestão pública de redes sociais como ferramenta de fortalecimento da comunicação, representatividade e participação social e política da população negra na administração pública.
“A Incubadora de Soluções para Jornalismo, que anunciamos aqui hoje, é fruto de uma construção inédita entre a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e o Ministério da Igualdade Racial. Ela nasce no contexto do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial, com o objetivo de enfrentar desigualdades estruturais no campo da comunicação -- especialmente no que diz respeito ao acesso, à produção e à circulação de informações”, destaca.
O evento contou com a participação de representantes dos principais órgãos públicos envolvidos no desenvolvimento de políticas para o ecossistema digital e informacional brasileiro. Compuseram a mesa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; secretário-executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Tiago Cesar; a coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Renata Mielli; e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda.
Investimentos – Com o objetivo fomentar conhecimento, ferramentas, diagnósticos e estratégias capazes de orientar a formulação de políticas públicas permanentes e de longo prazo para o setor, o repasse de recursos não será feito diretamente para veículos de comunicação.
Por meio da assinatura de convênio com o governo da Bahia, o investimento será destinado à implementação de um programa robusto de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e formação, focado na sustentabilidade econômica, no fortalecimento institucional e na inovação das mídias negras, periféricas e independentes.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância de fortalecer o ambiente digital com responsabilidade e combate às fake news. “A internet deve ser instrumento de desenvolvimento econômico, cultural e social, mas pautada na verdade e na convivência saudável”, afirmou.
A proposta visa subsidiar, ainda, o desenvolvimento de políticas públicas estruturantes, por meio do mapeamento de demandas, elaboração de diagnósticos, realização de pilotos de soluções tecnológicas e definição de estratégias com impacto social de longo prazo.
Parte do programa “Política com Ciência”, a Incubadora nasce do reconhecimento de que os desafios do jornalismo contemporâneo são multidimensionais-- econômicos, tecnológicos, sociais e políticos -- exigindo respostas estruturantes e sustentáveis.