Notícias
Representantes das 27 unidades da federação se reúnem para a plenária temática de mulheres negras no Rio Grande do Sul
Foto: Ivan Guerra
Precedendo a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), a ministra da igualdade racial, Anielle Franco, deu início, nessa quinta-feira (15), à plenária temática de mulheres negras, em Porto Alegre (RS).
Essa primeira plenária contou com a participação de parlamentares e de 150 mulheres negras indicadas por conselhos estaduais dos 27 estados da federação. Foram realizados os debates e os levantamentos das propostas prioritárias e a eleição das 30 delegadas que representarão as mulheres negras na Conapir.
A ministra Anielle Franco, em sua fala de abertura, falou sobre a importância da narrativa e trajetória social, econômica e política de mulheres negras como base de luta por justiça no Brasil.
“É com mulheres negras que construímos vivências e políticas públicas concretas e transformadoras. Porque a gente se reconhece no amor, mas também a gente se reconhece na dor das perdas, das violências, do silenciamento, do lugar de estar sempre se reinventando, sendo resiliente e resistente. Pensar em um futuro, sem nós, não é futuro”, ressalta.
Na ocasião, a ministra Anielle Franco recebeu, do Coletivo Preta Velha, a carta pela soberania Alimentar das Mulheres Negras e Comunidades Periféricas.
A vice-presidenta do CNPIR, Marina Duarte, afirmou que mulheres negras carregam a ancestralidade da força de um povo que nunca se curvou diante de injustiça. “Sem mulheres não há democracia possível, não há justiça racial que se sustente, não há reparação que se concretize, sem ouvir, considerar e priorizar aquelas que estiveram e estão na linha de frente da resistência.”
“Nosso país tem uma dívida histórica com o povo negro, especialmente com mulheres negras, fizemos da dor movimento, fizemos da ausência de direitos, organização e mobilização coletiva”, destacou Marina Duarte.
Durante a plenária, os participantes foram apresentados às metodologias dos blocos de discussão, além de debaterem e priorizarem propostas que serão levadas à Conferência Nacional.
Organizadas pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), as plenárias temáticas serão realizadas também em Brasília e nos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro. Elas estão divididas em sete temas: Mulheres Negras; Povos Ciganos; Indígenas; Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiro; População Negra LGBTQIA+; Quilombolas; e Juventude Negra.
V CONAPIR - Com o tema “Igualdade e Democracia – Reparação e Justiça Racial”, a V Conapir será realizada em Brasília, entre os dias 15 e 19 de setembro, reafirmando o compromisso do Governo Federal com o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial.
Por meio do diálogo entre governo e sociedade civil serão discutidos os rumos para uma sociedade mais justa a partir da continuidade de ações e políticas que reforçarão a consolidação de uma democracia racial no Brasil.