Pesquisa sobre racismo e injúria racial
A pesquisa tem como objetivo compreender o cenário do racismo e da injúria racial no esporte brasileiro, contribuindo para a formulação de políticas públicas e para a promoção de um ambiente esportivo mais inclusivo e diverso. O questionário estará disponível entre 19 de novembro e 19 de dezembro de 2025.
A iniciativa busca aprofundar o entendimento sobre a realidade nacional por meio da coleta e da análise de dados quantitativos com atletas, técnicos, dirigentes e demais profissionais do setor esportivo.
Os principais objetivos são:
- Quantificar a ocorrência de casos de racismo e injúria racial no ambiente esportivo;
- Compreender de que maneiras o racismo e a injúria racial se manifestam (verbal, gestual, institucional, entre outras formas);
- Avaliar as consequências psicológicas, sociais e profissionais para as vítimas;
- Identificar a percepção dos diferentes atores do esporte sobre as ações de combate e prevenção atualmente adotadas pelas entidades;
- Oferecer evidências qualificadas que orientem o Ministério da Igualdade Racial (MIR) na elaboração de estratégias eficazes de enfrentamento ao racismo no esporte, desde a formulação de políticas públicas até o desenvolvimento de campanhas com e impacto nacional.
Este trabalho é parte integrante do acordo de cooperação entre o MIR e o Ministério dos Esportes (MEsp) que tem, como uma de suas finalidades, produzir, sistematizar e analisar dados e gerar indicadores voltados à promoção da igualdade racial no âmbito dos esportes.
A pesquisa conta com o apoio dos seguintes parceiros para divulgação: Comitê Olímpico do Brasil (COB) / Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) / Associação Nacional das Torcidas Organizadas (ANATORG)