Notícias
Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é o tema mais procurado por gestores municipais
Foto: Ludmila Carneiro/MIR
O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) tem sido o tema mais procurado pelos gestores municipais no estande do Ministério da Igualdade Racial (MIR), durante a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, até esta quarta-feira (21).
O secretário de Gestão Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Clédisson Júnior, esteve no estande, levou alguns prefeitos para conhecer as políticas do Ministério e atendeu gestores que passaram pelo local. “Este é um espaço importante para discutir os rumos dos municípios e o desenvolvimento do Estado brasileiro, afinal, é nas cidades que a vida real acontece”, disse.
“Para nós, do Ministério da Igualdade Racial, que estamos aqui sob orientação da ministra Anielle Franco para apresentar o Sinapir e o aperfeiçoamento de políticas públicas de igualdade racial, o diálogo construtivo com gestores municipais e estaduais é um princípio para que, junto ao Governo Federal, possamos fortalecer o Sinapir em todo o país", acrescentou o secretário Clédisson.
“Além do Sinapir, os gestores também têm tido muitas demandas em relação às comunidades quilombolas e povos de terreiro. Estamos indicando os contatos que podem falar sobre esses temas com mais propriedade”, coloca Melina de Lima, coordenadora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir).
Melina relata que a maioria dos gestores tem interesse nos kits de equipagem do Sinapir, que deve ter novo edital para doação de kit ainda esse ano. Ela também conta que a equipe tem andado pelo evento convidando o público a conhecer a área do MIR. “Quando eles chegam ao estande, orientamos e distribuímos nossos materiais impressos como o Estatuto da Igualdade Racial, o Guia de Orientação para Denúncias sobre Racismo Religioso e as Ações da Diretoria de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiros.”
O presidente da Câmara Municipal de São José da Lapa (MG), Thalles Pereira (Avante-MG) foi um dos que buscou informações para poder melhorar as políticas públicas do município. Ele está em seu segundo mandato e trabalha com projetos sociais em áreas de vulnerabilidade. “Percebo que há uma grande desigualdade e lutamos por um segmento que muitas vezes não tem voz”, afirmou.
Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2022, 72,30% da população de São José da Lapa é negra. “É uma maioria esmagadora que precisa de políticas públicas que a contemple e represente. Sou uma pessoa negra e também quero que as políticas públicas nos representem, tragam mais recursos e oportunidades”, defendeu.
Pessoas interessadas em ter mais informações sobre as políticas públicas oferecidas pelo Ministério da Igualdade Racial podem procurar a área reservada para o MIR no evento e no décimo andar do Edifício Parque da Cidade Corporate, em Brasília.